A Caixa Geral de Depósitos (CGD), em parceria com a Direção Geral de Ensino Superior (DGES), acaba de distinguir 53 estudantes de licenciatura e mestrado integrado da Universidade do Porto no âmbito da 7.ª edição dos Prémios “Caixa Mais Mundo” (2024/2025), o programa de bolsas e prémios de mérito que visa apoiar a frequência do ensino superior de estudantes de instituições – públicas e privadas – que têm protocolo com a CGD.

Entre os apoios atribuídos, cujo valor (anual) ascende aos 71 mil euros, incluem-se 11 Prémios de Mérito – no valor de 1.000 euros – destinados aos estudantes com as melhores classificações de ingresso no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024/2025.

Para a U.Porto vieram também 18 Bolsas de Estudo – no valor de 1.500 euros – para estudantes carenciados, destinadas a estudantes que, tendo ingressado este ano na Universidade com as melhores notas de entrada no CNES, estejam a passar por uma situação de carência económica.

A estas acresce a renovação de 18 Bolsas de Estudo para estudantes carenciados contemplados na edição anterior do programa (2023/2024) e que concluíram, com sucesso, o 1.º ano dos respetivos cursos.

Foram ainda atribuídos quatro Prémios de Mérito – no valor de 1.000 euros – a estudantes provenientes de cursos profissionais; e dois Prémios de Mérito – também no valor de 1.000 euros – para estudantes naturais de países de língua oficial portuguesa (PALOP). Em ambos os casos, são valorizados os resultados – obtidos no ensino secundário, em Portugal – que possibilitaram o ingresso dos estudantes na U.Porto, no presente ano letivo.

A cerimónia de entrega da 7.ª edição dos Prémios “Caixa Mais Mundo” decorreu no passado dia 3 de abril , no Auditório Emílio Rui Vilar, na Culturgest, em Lisboa. No total, esta edição vai apoiar 600 estudantes com bolsas e prémios no valor de 780 mil euros.

Vencedores da 7.ª edição dos Prémios “Caixa Mais Mundo”. (Foto: DR)

Recorde-se que a U.Porto e a CGD lançaram recentemente o programa de “Bolsas Caixa Geral de Depósitos”, destinado a apoiar estudantes da Universidade em situação socioeconómica menos favorável e que se destaquem pelo seu mérito académico. A primeira edição, lançada em outubro de 2024, contemplou a atribuição de 104 bolsas – cuja valor varia entre os 800 e os 1.200 euros – a estudantes dos diferentes ciclos de estudo da U.Porto.

Estudantes premiados (por ordem de classificação):

1.º ano

2.º ano

* Bolsa de Carência Económica
** Curso Profissional
*** PALOP