A possibilidade de estudar na “melhor faculdade de Desporto do país e uma das melhores do mundo” foi argumento suficiente para convencer Inês Quintal a ingressar, no ano letivo 2023/2024, na Licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

De uma experiência que tem sido uma verdadeira aventura”, a estudante natural de Águeda destaca “a oportunidade de privar com pessoas incríveis que me tem vindo a marcar e ajudar ao longo desta jornada”. O facto de estar “rodeada de docentes com um inigualável conhecimento” fê-la também “perceber que estava no sítio certo”.

Apesar dos desafios de conciliar os estudos com a vida académica – é membro da Tuna e da Associação de Estudantes -, Inês Quintal conseguiu equilibrar as suas atividades e alcançar um desempenho notável (terminou o primeiro ano com média de 16,88 valores), que se refletiu na conquista do Prémio Incentivo 2025. Um galardão que “significa o reconhecer do esforço e dedicação ao longo do primeiro ano” e que “vem dar  valor ao trabalho desenvolvido”.

Inês Quintal recebeu o Prémio Incentivo 2025 das mãos do Reitor da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

A U.Porto e, mais concretamente, a FADEUP é conhecida por todos como a melhor faculdade de Desporto do país e uma das melhores do mundo, nesse sentido este argumento acabou por tornar a minha escolha mais facilitada.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O primeiro ano da faculdade é um desafio, principalmente porque nos vemos inseridos num ambiente distinto do que outrora estávamos acostumados. Neste primeiro ano tive a oportunidade de privar com pessoas incríveis que me tem vindo a marcar e ajudar ao longo desta jornada. Além disso, perceber que estava rodeada de docentes com um inigualável conhecimento fez-me perceber que estava no sítio certo para me tornar uma boa profissional.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

A U. Porto, ao longo da sua história, tem procurado alcançar a excelência no ensino e na investigação e, como tal, tem-se evidenciado a nível nacional e internacional, o que torna difícil identificar áreas que carecem de melhorias significativas. No entanto, na Faculdade de Desporto (FADEUP), onde estou inserida, acredito que a melhoria das infraestruturas seria um contributo importante para potenciar ainda mais a qualidade do ensino e das atividades desenvolvidas.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O prémio incentivo significa o reconhecer do esforço e dedicação ao longo do primeiro ano de Universidade, nesse sentido este prémio vem dar importância e valor ao trabalho desenvolvido pelos estudantes premiados.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Mais do que ter uma família ou ser uma profissional de excelência, daqui a 10 anos espero continuar a ter esta busca incessante por saber sempre mais e saber além do obvio.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Se tivesse de descrever a U. Porto numa palavra seria aventura. Ao longo desta jornada na U.Porto tive a oportunidade e o privilégio de me ver inserida em diferentes contextos: Tuna, associação de estudantes. Estes dois contextos, aliados à Faculdade, têm tornado esta jornada numa verdadeira aventura.