O médico Paulo Mendo, antigo professor e diretor do Instituto Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e ex-ministro da Saúde, faleceu, esta quinta-feira, aos 92 anos, no Hospital de Santo António, no Porto.

Nascido em Lisboa, Paulo Mendo (1932-2025) formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), ingressando posteriormente no então recém-inaugurado Hospital Escolar de São João. Especializou-se em neurologia de traumatologia de urgência no Hospital de Santo António.

No início da década de 1960, a oposição à guerra colonial levou-o a partir para a cidade de Rabat, em Marrocos. Ali, fundou o primeiro Serviço de Neurocirurgia daquele país.

De regresso a Portugal em 1974, poucos meses após o 25 de Abril, Paulo Mendo viria a desempenhar um papel central na afirmação e desenvolvimento do ensino médico e das políticas públicas de saúde no país.

Presidente do Conselho Diretivo do ICBAS entre 1984 e 1988,  foi diretor do Hospital de Santo António (1988-1993), cujo Serviço de Neurorradiologia liderou durante 25 anos (1976-2000).

Foi secretário de estado da Saúde por duas vezes (1976-1977 e 1981-1983) e ministro da Saúde entre 1993 e 1995, tendo sido responsável pela lei que regula a colheita e transplante de órgãos e tecidos de origem humana em Portugal.

Paulo Mendo (à direita) ao lado de Mário Corino de Andrade, fundador do ICBAS. (Foto: DR)

Numa reação à morte de Paulo Mendo, o Reitor da U.Porto recorda aquela que “foi uma figura central na afirmação do ensino biomédico e, portanto, do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar enquanto instituição de referência na formação para as ciências da saúde e da vida.

“A Universidade do Porto lamenta, pois, e com grande pesar, o falecimento deste nome absolutamente incontornável da história do ICBAS e das políticas públicas de saúde em Portugal”, diz António de Sousa Pereira.

“Em nome de toda a academia, cabe-me expressar a profunda gratidão e a nossa sentida homenagem ao professor Paulo Mendo, transmitindo à família, amigos e colaboradores as nossas condolências”, conclui.