O fundador do Grupo Frezite, José Manuel Fernandes, e antigo estudante de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o vencedor do Prémio Carreira da FEUP 2024. O galardão vai ser entregue no dia 10 de abril, às 17h00, no Auditório José Carlos Marques dos Santos, na FEUP.
José Manuel Fernandes fundou a FREZITE em 1978, uma multinacional de matriz portuguesa com empresas na Alemanha, República Checa, Polónia, Reino Unido, Espanha, Brasil, Finlândia e México. A empresa dedica-se sobretudo ao fabrico de equipamentos de corte para madeira e sucedâneos, sendo que evoluiu depois para uma vasta atividade em diferentes setores ligados à engenharia, em resposta às oportunidades dos mercados globais: desde a madeira aos metais, passando pelos materiais compósitos para setores como construção, automóvel e pela indústria aeroespacial.
A FREZITE é hoje uma das cinco mais importantes empresas europeias no “engineering pelo B2B” no fabrico de ferramentas de corte, com uma faturação a rondar os 50 milhões de euros. Foi distinguida em 2017 pela Ordem dos Engenheiros como um dos 12 casos mais emblemáticos da Engenharia das últimas oito décadas em Portugal.
Natural da Matosinhos, José Manuel Fernandes começou a trabalhar com 14 anos, na indústria de bens de equipamento e transacionáveis. Licenciado em Engenharia Mecânica (FEUP) e bacharel em Eletrotecnia e Máquinas pelo ISE, especializou-se, mais tarde, em áreas ligadas à produtividade, controle numérico, gestão de investimentos em ambiente CNC pela ADEPA, em França, gestão empresarial pelo CIFAG/IAPMEI.
Ligado ao movimento associativo empresarial desde 1980, é o atual presidente do Conselho Geral da Associação Empresarial de Portugal (AEP). Passou ainda pela CIP- Confederação da Indústria Portuguesa, pela AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal) e epal AEBA – Associação Empresarial do Baixo Ave. Foi também membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP e foi membro do Conselho de Curadores da Universidade do Porto, além de consultor empresarial.
Autor de vários artigos sobre estratégia politico-empresarial em semanários económicos, além de conferencista com múltiplas intervenções em Portugal e no estrangeiro, José Manuel Fernandes é autor do livro “Caminhos do Exportador – Estratégias de Empreendedorismo e Internacionalização” (3ª edição).
José Manuel Fernandes sucede a João Oliveira Cortez (2023), António Mota (2022), Carlos Moreira da Silva (2021), João Serrenho (2020), António Segadães Madeira Tavares (2019) e Luís Valente de Oliveira (2018), como vencedor do Prémio Carreira.