A ideia é dar a poetas pouco conhecidos do publico a oportunidade de se apresentarem num dos espaços mais icónicos da cidade do Porto. E a primeira demonstração terá lugar já no próximo dia 12 de abril, data marcada para a primeira sessão do projeto «Bozes Boadoras no Bolhão» (BBB), uma iniciativa literária inovadora, liderada por antigos estudantes da Universidade do Porto.
“O objetivo é dar visibilidade a poetas cujas obras permanecem à margem dos circuitos tradicionais de divulgação literária”, explica a coordenação do projeto que, até final do ano, e sempre ao segundo sábado de cada mês, se propõe a levar a poesia do Porto ao Bolhão. Por ali vão passar “poetas pouco conhecidos do publico, mesmo que já tenham publicado livros individuais ou cuja obra circule em antologias coletivas, plataformas digitais e similares”.
O BBB é aberto a autores de qualquer nacionalidade, “desde que os poemas sejam apresentados em língua portuguesa ou em versão bilíngue. Todas as variantes do português dos países lusófonos são bem-vindas, para reforçar a diversidade e a riqueza da língua”.
Como participar?
A participação no BBB é gratuita e aberta a todos os interessados. Para integrar a primeira sessão (12 de abril), os/as poetas devem submeter seus textos até 4 de abril de 2025, enviando até quatro (4) poemas no formato .doc ou .txt para [email protected].
O tema é livre, mas será dada prioridade a textos que abordem o Porto. Os poemas podem ser inéditos ou já publicados.
A seleção será feita pela coordenação do projeto e vai privilegiar “poemas que unam acessibilidade e qualidade literária”.
Mais informações no bloque do BBB (https://bozesboadoras.blogspot.com/) ou através do e-mail [email protected] e/ou do Whatsapp (923 344 071)