O Ciclo de Jazz «Upbeat» irá regressar com um Concerto de Chet Nuneta, no dia 3 de abril, às 18h00, no Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
Criado em 2006 e composto por artistas de diversas nacionalidades, o quinteto Chet Nuneta apresenta uma forma singular de abordagem à “nova música tradicional do mundo”, explorando as fronteiras das expressões da dança e do corpo. Nas vozes e percussão estarão Beatriz Salmerón Martín, Emanuela Perrupato e Emma Spiesser, às quais se juntarão Frédérique Faure e Fouad Achkir, na percussão.
Maita Chen (em que Maita significa “madrecita” e Chén, “tierra”) é o seu quarto álbum (2022), uma produção de Mélodinote que incorpora ritmos da “mãe terra”, num convite à reconciliação com a natureza e evocação do feminino, das mulheres guerreiras e incógnitas que escrevem a nossa história.
Este será o terceiro Concerto de Jazz o Ciclo “Upbeat”, que abriu, no passado dia 11 de dezembro, com o trio “MAU”. O segundo concerto, realizado no dia 5 de março, teve como protagonista Mariana Vergueiro.
Abertos à comunidade, estes espetáculos pretendem “facilitar encontros informais e proporcionar inspiração através de estilos musicais que incluem jazz e músicas do mundo”, como afirma Willem van Meurs, professor da FMUP e responsável pela programação.
Integrada no programa das celebrações do Bicentenário da FMUP, esta iniciativa cultural é de entrada gratuita, mediante inscrição no formulário.