A Universidade do Porto acolheu, no passado dia 13 de março, a reunião dos Líderes Académicos da U.Porto, no âmbito da European University Alliance for Global Health (EUGLOH). O encontro decorreu no edifício do ICBAS/FFUP e teve como objetivo debater internamente o presente e o futuro da Aliança, cuja presidência em 2025 se encontra a cargo da U.Porto.
A sessão teve início com a abertura formal pela Vice-Reitora da U.Porto Joana Resende, responsável pelos pelouros do Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico. Seguiu-se uma atualização sobre as atividades da EUGLOH na Universidade do Porto, destacando-se o exercício da presidência e o compromisso de impulsionar a inovação, a sustentabilidade e a transição digital no seio da Aliança. Foram igualmente debatidas iniciativas que materializam as prioridades da U.Porto, no âmbito da presidência, para fomentar a mobilidade académica e a participação estudantil no campus interuniversitário da EUGLOH.
Durante a reunião, foram apresentadas oportunidades no domínio da educação, incentivando os Líderes Académicos a disseminar oportunidades de financiamento dentro de cada Work Package. Destacou-se a reedição de iniciativas de sucesso, como o “ABC of Learning Design”, “Spotlight on Education” e o “Visiting Guest Lecturer Programme”, que promove a interação entre académicos de áreas de estudo congéneres. Outras iniciativas de relevo incluíram os “Seed Funding Programmes” da Aliança, o desenvolvimento de cursos conjuntos, os “Blended Intensive Programmes” (BIPs), iniciativas que suscitaram um valioso contributo dos docentes presentes.
Um dos pontos centrais do encontro foi a apresentação de uma proposta preliminar das “Focus Areas” da EUGLOH, no âmbito do Work Package 7, com ênfase no conceito de Saúde Global e na interdisciplinaridade das áreas de atuação da Aliança. Foram abordadas propostas de pilares temáticos como a saúde urbana e rural, a sustentabilidade e a biodiversidade, a resiliência e a resposta a catástrofes naturais, a saúde digital e a inteligência artificial aplicada à medicina, tendo sido debatidas sugestões propostas pelos presentes.
A sessão incluiu ainda a atualização dos progressos registados pelos diferentes grupos de trabalho da EUGLOH, com destaque para iniciativas na área da empregabilidade, aprendizagem ao longo da vida, sustentabilidade, internacionalização e igualdade de género.
Relativamente ao Work Package 2, dedicado ao ensino e aprendizagem transnacional, a estratégia de disseminação do “Glossary of Pedagogical Terms and Practices” e do “Report on Pedagogical Innovation and Institutional Strategies”, que visam criar uma linguagem comum e partilhar boas práticas entre as universidades parceiras da rede, foi um dos temas em evidência.
Já no Work Package 3, centrado na research-based learning, destacaram-se propostas de novas iniciativas focadas no empreendedorismo em saúde, designadamente nas áreas cardiovascular, bioengenharia, farmacologia e neurofarmacologia.
No Work Package 4, liderado pela U.Porto e centrado na aprendizagem ao longo da vida e na empregabilidade, foram debatidas as tarefas agrupadas nos grupos de trabalho de inovação pedagógica em competências transversais, desenvolvimento de um novo framework e a pilotagem do EUGLOH Living Lab. Foram ainda mencionados a necessidade do reforço do catálogo de atividades formativas para estudantes e a consolidação de uma rede de talento e carreira.
No caso do Work Package 5, dedicado à vida no campus, a discussão centrou-se no grupo de trabalho dedicado ao tema da sustentabilidade, com o mapeamento de iniciativas e responsáveis na área. Destacou-se igualmente o programa “Language and Culture Survival Backpack”, que prepara estudantes para mobilidades internacionais, e os avanços no grupo de trabalho dedicado à igualdade de género e inclusão.
Por fim, os representantes do Work Package 6, focado no serviço à sociedade, abordaram o mapeamento de dispositivos políticos e programas de inclusão, bem como a partilha de boas práticas entre instituições.
Esta reunião constituiu um momento fundamental para reforçar a colaboração entre os grupos de trabalho e a coesão entre os líderes académicos envolvidos na Aliança e delinear estratégias para os desafios prementes da EUGLOH, reafirmando o compromisso da U.Porto em fortalecer a internacionalização do Ensino Superior e promover a excelência académica no âmbito da Saúde Global.