O Coral de Letras da Universidade do Porto (CLUP) vai subir ao palco da Sala Suggia da Casa da Música para dar um concerto que terá por base uma obra de Fernando Lopes-Graça alinhada com os ideais da revolução de Abril. O espetáculo, intitulado Heróicas, está agendado para o próximo dia 6 de abril, às 12h00.
O concerto tem por base uma obra de Fernando Lopes-Graça, criada desde 1945 até já depois do 25 de Abril de 1974. As canções que “são para toda a gente” foram inicialmente compostas para coro, com letras de autores neo-realistas da resistência antifascista como José Gomes Ferreira, João José Cochofel, Mário Dionísio, Carlos de Oliveira e muitos outros.
Estas canções são interpretadas há mais de cinco décadas pelo Coral de Letras da U.Porto, o que acontece não só pela amizade entre o maestro fundador do Coral e o compositor, mas pela pertinência da mensagem política, social e musical. Da vontade de “devolver a música ao povo”, como pretendia Lopes-Graça, nasceu a gravação de um conjunto destas canções, o mais recente álbum do Coras de Letras – Canções Heróicas -, que serve de mote para este concerto.
De resto, o CLUP tem quatro álbuns editados, integralmente dedicados à música de Fernando Lopes-Graça: Onze Encomendações das Almas e Doze Cantos de Romaria (1991) – com capa reeditada em 2023; Uma Antologia (Im)possível (2011); Primeira Cantata de Natal: Fernando Lopes-Graça (2017) e Canções Heróicas (2025).
Heróicas conta com a participação especial de Sara Barros Leitão, Manuel Cruz e Rui Spranger, com Fausto Neves no piano e direção de Pedro Guedes Marques. A encenação fica a cargo de Nuno Meireles e a videoarte de José Paulo Santos.
Esta combinação visa trazer ao presente temas fundamentais da nossa memória coletiva, tornando-os acessíveis a novos públicos e gerações. Como afirmou o maestro José Luís Borges Coelho, Lopes-Graça “foi dos que aprenderam cedo que ao mundo, mais do que tentar explicá-lo, importa é mudá-lo”.
Os billhetes para o espetáculo variam entre os 7 e os 14 euros e podem ser adquiridos na página da Casa da Música.
Sobre o Coral de Letras
O Coral de Letras da Universidade do Porto foi fundado em 1966 pelo maestro José Luís Borges Coleho, que o dirigiu durante mais de 50 anos. Desde 2023, tem como maestro Pedro Guedes Marques.
Com quatro álbuns lançados sob a direção de José Luís Borges Coelho, digressões internacionais, prémios e colaborações com artistas de diferentes géneros, o Coral de Letras eleva a música coral em diversas expressões – a capella, em formato sinfónico ou em grupo de câmara, da polifonia à música contemporânea – sempre com a música portuguesa a ocupar o lugar de destaque.
Considerado instituição de utilidade pública, o Coral – que é apoiado pela Reitoria da U.Porto – foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura.
Para integrar o Coral de Letras, os candidatos devem dirigir-se à sede do CLUP, na Faculdade de Direito, durante as sessões de técnica vocal (terça- e sexta-feira, 19h00), e realizar um pequeno teste vocal com o maestro. A integração no coro é feita de forma contínua e conforme a evolução e preparação de cada coralista.
O CLUP tem quatro ensaios semanais: segunda, quarta e quinta-feira, às 21h30; aos sábados, às 17h30; e ainda as duas sessões de técnica vocal, à terça e sexta-feira, às 19h00.