Os docentes Luís Miguel Cunha e Susana Fonseca, do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território (DGAOT) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), ajudaram dois grupos de alunas do ensino secundário do Colégio Ribadouro a desenvolver dois produtos inovadores, equilibrados e sustentáveis. Um deles, o Ribacrunch – “Esferas crocantes de lagostim do rio (espécie invasora em Portugal), com maionese vegetariana” – conquistou o palato do júri do Inventar a Alimentação do Futuro, um concurso de inovação alimentar promovido pela Universidade Católica Portuguesa, tendo vencido o prémio na categoria “Sabor a mar“.
As propostas surgiram no âmbito de um intercâmbio estabelecido entre o Colégio Ribadouro e o DGAOT-FCUP. Após uma visita prévia ao Campus de Vairão, as alunas trabalharam, com o apoio dos docentes da FCUP, nos laboratórios de Tecnologia Alimentar, os protótipos para preparação da proposta final de produto.
Entre cerca de 50 receitas submetidas para a avaliação, foram selecionados para a final as duas propostas criadas com apoio da FCUP. O grupo RibaCrunch, das alunas Leonor Silva e Inês Teixeira, venceu o concurso na categoria “Sabor a mar”, destinada a receitas que valorizam a alimentação de base aquática.
Outro grupo finalista da competição foi o Ribaspace, de Matilde Oliveira e Luísa Lopez, que desenvolveram o “Space Sardines – Pão de sementes com sardinha e pimentos – alimentos liofilizados e embalados a vácuo”, apresentado na categoria “Sci-fi“.

As esferas crocantes de lagostim do rio (espécie invasora em Portugal), com maionese vegetariana, “Ribacrunch”, venceram o concurso na categoria “Sabor a mar”. (Foto: DR)
Os trabalhos contaram ainda com o acompanhamento dos professores do Colégio Ribadouro, Elsa Oliveira, de Biologia e Paula Costa, de Físico-química.
“Com estas iniciativas esperamos dar a conhecer as potencialidades do Campus de Vairão e particularmente da Licenciatura em Engenharia Agronómica [abrangida pelo «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM» cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da República Portuguesa, que visa contribuir para o esforço de qualificação nos domínios das Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM)], o qual também apresenta uma formação complementar em Tecnologia e Ciência Alimentar”, destacam Luís Miguel Cunha e Susana Fonseca.
De modo a estreitar este intercâmbio, e para melhor dar a conhecer as potencialidades da oferta formativa da FCUP, o curso de Engenharia Agronómica estará em destaque na 4.ª Mostra Ribadouro, a realizar este sábado, dia 22 de março, no Colégio Ribadouro.
Sobre o concurso Inventar a Alimentação do Futuro
Esta iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia da UCP- Porto desafiou estudantes do ensino secundário de todo o país a criarem receitas inovadoras, saudáveis, económicas e sustentáveis. Os prémios foram disputados entre 15 receitas finalistas e avaliados por um júri que contou com a presença do reconhecido chef Hélio Loureiro.
A edição contou com a participação de centenas de estudantes do ensino secundário e cerca de 50 receitas submetidas a avaliação. O júri, composto por professores e especialistas em ciências da nutrição e alimentação, tecnologia alimentar, análise sensorial e sustentabilidade alimentar, selecionou 15 receitas para a final.
A final do concurso ‘Inventar a Alimentação do Futuro’, organizado pela Escola Superior de Biotecnologia, realizou-se a 28 de fevereiro, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.