A Universidade do Porto surge classificada no 137.º lugar da lista das “Most international universities in the world 2025”, que acaba de ser publicada pela revista britânica Times Higher Education (THE) .
Construída a partir de dados do prestigiado Times Higher Education World University Rankings 2025, esta lista – publicada pela primeira vez em 2024 – classifica as universidades com os “ambientes mais internacionais do mundo”, de acordo com quatro indicadores: a proporção de estudantes internacionais; a proporção de funcionários (staff) internacionais; a coautoria internacional (produção científica em colaboração com académicos de todo o mundo); e a reputação internacional.
Na base do desempenho da U.Porto está a estratégia que tem permitido solidificar o estatuto da Universidade como parceiro de referência no quadro da cooperação internacional e destino de eleição para estudantes de todo o mundo. Com 14 faculdades, uma business school, 48 unidades de investigação, mais de 35 mil estudantes e cerca de 3.700 docentes e investigadores, a U.Porto integra hoje o grupo das universidades mais reputadas da Europa, sendo a escolha de mais de 7.000 estudantes – de grau e de mobilidade – provenientes de mais de 100 países.
“A abertura da Universidade do Porto ao mundo tem sido uma prioridade constante, refletida em diversas ações e estratégias que abrangem todas as dimensões da universidade de forma sistémica. A mobilidade de estudantes e staff é uma das facetas mais visíveis deste processo de internacionalização, e, de facto, em 2024, ultrapassámos as 5.000 mobilidades, alcançando mais um recorde”, salienta Joana Carvalho, Vice-Reitora da U.Porto responsável pelos pelouros das Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto.
Ainda nas palavras da Vice-Reitora, “continuaremos a trabalhar para fortalecer a nossa presença a nível global, estabelecendo novas parcerias e colaborações que tragam benefícios duradouros e significativos para toda a nossa comunidade académica”.

A U.Porto é uma das instituições que se destacam pela elevada proporção de estudantes e funcionários internacionais, cooperação científica e reputação internacionais. (Foto: U.Porto)
A U.Porto é, de resto, a única universidade portuguesa destacada neste ranking que reúne 217 instituições de todo mundo e que é liderado por quatro universidades de Hong Kong (City University of Hong Kong, The Hong Kong University of Science and Technology, Hong Kong Polytechnic University e University of Hong Kong.
Seguem-se a Abu Dhabi University (Emirados Árabes Unidos), as britânicas University of Oxford, Imperial College London e University of Cambridge, e a ETH Zurich e a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (ambas da Suíça).