São três dias para celebrar o teatro na Casa Comum – à Reitoria – da Universidade do Porto ! O ciclo Fim-de-semana com o Ensemble, organizado em parceria com o Ensemble – Sociedade de Actores, exibe os filmes de três espetáculos, seguidos de debates moderados por Fátima Vieira, Vice-Reitora para a Cultura e Museus da U.Porto. As sessões, sempre com entrada livre, incluem Mulheres de Shakespeare, Despe-te [Isabel] e Triedro + Atores.
Com esta iniciativa, pretende-se abrir espaço à reflexão sobre o teatro contemporâneo e ao diálogo entre artistas e público. Durante três dias, ou seja, quinta, sexta e sábado, o público terá a oportunidade de assistir à exibição dos filmes de três espetáculos de teatro, acompanhados de conversas com criadores, intérpretes e encenadores.
A programação arranca no dia 27 de março, quinta-feira, às 21h30, com Mulheres de Shakespeare, de Fátima Vieira e Matilde Real, com encenação de Carlos Pimenta e realização de Tiago Sousa.
Este espetáculo explora o papel das personagens femininas na obra de Shakespeare e a respetiva influência nas narrativas masculinas. Afinal, o que representa e qual a relevância do espírito feminino na obra do poeta, dramaturgo e ator inglês, e como se define num contexto assumidamente masculino que impedia as mulheres de se apresentarem em cena? A responder a esta questão, estarão Fátima Vieira e Matilde Real, mas também Carlos Pimenta, Emília Silvestre, Sofia Faria Fernandes, Ricardo Pinto e Tiago Sousa.
No dia 28 de março, às 21h30, será exibido Despe-te [Isabel], de Ella Hickson, com encenação de Pedro Galiza e realização de Luís Porto.
Esta peça revisita a figura de uma rainha que aprendeu, bem cedo, as regras do jogo de poder. A história, sem outros códigos, batizou-a de virgem. “Sobe ao palco” Isabel I de Inglaterra, a única monarca feminina a governar o país (durante 44 anos) sem casar. A peça dará as pistas para a conversa que vai juntar Pedro Galiza, Emília Silvestre, Ricardo Pinto e Luís Porto.

Despe-te (Isabel) “passa” no Casa Comum na noite de 28 de março. (Foto: DR)
O ciclo encerra no sábado, dia 29 de março, às 17h00, com Triedro + Atores, de Álvaro Garcia de Zúñiga e Francisco Luís Parreira, encenado por Jorge Pinto e realizado por Sofia Faria Fernandes.
O espetáculo resulta de uma residência artística na Casa de Mateus e integra música improvisada, performance vocal e dramaturgia experimental. Juntando três músicos – que desenvolveram formas de música improvisada e de experiência sensorial – e quatro atores – em improvisação vocal com textos de Álvaro Garcia de Zúñiga e Francisco Luís Parreira, numa encenação de Jorge Pinto -, este filme realizado por Sofia Faria Fernandes é um cruzamento do registo documental feito a partir de imagens do Jardim e da Casa de Mateus. A conversa contará com Jorge Pinto, Ricardo Pinto e Sofia Faria Fernandes.
O Ensemble – Sociedade de Actores é uma unidade de investigação, produção e formação contínua de atores em três eixos fundamentais: Espetáculos, estúdio de atores e serviço educativo. Integra, atualmente, os programas Caracol, Shakespeare para o séc XXI e Sedução na Escola.
O Fim-de-semana com o Ensemble tem entrada livre, limitada à lotação da sala.
Sobre o Dia Mundial do Teatro
O Dia Mundial do Teatro foi instituído em 1962 pelo Instituto Internacional de Teatro (ITI), fundado em Praga e agora sediado em Paris. É celebrado a 27 de março através da realização de um conjunto de iniciativas nacionais e internacionais.
Uma dessas iniciativas é a circulação da Mensagem Internacional do Dia Mundial do Teatro, através da qual um convidado partilha reflexões sobre o tema do Teatro e da Cultura de Paz.
A primeira Mensagem Internacional do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau, em 1962.