Já são conhecidos os vencedores do Prémio de Excelência na Investigação Científica da Universidade do Porto 2025, galardão destinado aos docentes e investigadores da instituição que mais se distinguiram nos domínios da produção científica e da angariação de financiamento para as atividades de investigação científica, ao longo dos últimos cinco anos.

Depois de sete edições com apenas um/uma vencedora/a, o galardão deste ano – no valor total de 30 mil euros – será distribuído por seis cientistas – selecionados entre 45 candidatos – em quatro áreas diferentes: Artes e Humanidades; Ciências da Saúde e da Vida; Ciências Exatas, da Engenharia e Tecnologias; e Ciências Sociais.

Na categoria de Artes e Humanidades, o júri do Prémio de Excelência na Investigação Científica decidiu atribuir ex aequo o prémio a André Tavares e Miguel Carvalhais, investigador da Faculdade de Arquitetura (FAUP) e professor da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), respetivamente.

Na área de Ciências da Saúde e da Vida, a vencedora é Paula Soares, professora da Faculdade de Medicina (FMUP) e investigadora do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto.

O Prémio de Excelência na Investigação Científica na área de Ciências Exatas, Engenharia e Tecnologias será entregue, por sua vez, a Adélio Mendes, professor e investigador da Faculdade de Engenharia (FEUP).

Por fim, o Júri decidiu, por unanimidade, atribuir ex aequo o prémio da área de Ciências Sociais a: Fantina Tedim,  professora da Faculdade de Letras (FLUP) e investigadora do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território; e a Fernando Ferreira Santos, docente e investigador da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP).

Com este galardão, a U.Porto reconhece assim o contributo e esforço desenvolvido pelos/as seis cientistas na criação de novos conhecimentos, na angariação de financiamento para as atividades de investigação e produção científica.

Cada vencedor/a vai receber um prémio de 7.500 euros (a dividir no caso das categorias que tiveram mais de um galardoado), patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, o parceiro bancário da U.Porto.

A entrega do Prémio de Excelência Científica da U.Porto 2025 vai ter lugar no próximo dia 24 de março, durante a Sessão Solene do Dia da Universidade 2025.

Os vencedores

Adélio Mendes é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Química e Biológica da FEUP, onde lidera um grupo de investigação reconhecido internacionalmente pelos seus estudos sobre células fotovoltaicas. O seu trabalho está traduzido em mais de 250 artigos em revistas internacionais, mais de 20 famílias de patentes e diversos projetos que representam um financiamento global superior a dez milhões de euros. Vencedor do Prémio Universidade de Coimbra em 2016, foi o responsável pela primeira cerveja sem álcool da Super Bock e o criador da patente mais cara vendida em Portugal. Integra, desde 2024, o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

Adélio Mendes (Foto: Egidio Santos)

André Tavares é investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura (CEAU-FAUP), a partir do qual coordena o projeto Fishing Architecture: The Ecological Continuum between Buildings and Fish Species, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC). Coordenador da Dafne Editora, é autor de várias publicações sobre arquitetura. Foi diretor do Jornal Arquitectos, curador-geral da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016 e integra, desde 2024, o Conselho de Administração da Casa da Música, em representação do Ministério da Cultura.

André Tavares (Foto: DR)

Fantina Tedim é Professora Catedrática no Departamento de Geografia da FLUP e Coordenadora Científica do CEGOT. Uma das maiores especialistas nacionais na área dos incêndios florestais e gestão de riscos naturais, foi um dos membros do Grupo de Peritos designados pelo Governo para a avaliação dos incêndios florestais de 2022. É a autora do conceito de incêndios florestais extremos, adotado em 2018, pela Comissão Europeia. É editora associada do International Journal of Disaster Risk Reduction.

 

Fantina Tedim (Foto: DR)

Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Fernando Ferreira Santos é o atual Diretor do Mestrado em Psicologia e Coordenador Executivo do Laboratório de Neuropsicofisiologia da FPCEUP. O seu trabalho foca-se nas áreas da Neurociência Social e Afectiva, com ênfase nos domínios da perceção da emoção ao longo do desenvolvimento e da influência da emoção na cognição social. É editor e/ou membro do Conselho de várias revistas científicas nas suas áreas de especialidade.

Fernando Ferreira Santos (Foto: FPCEUP)

Miguel Carvalhais é Professor Catedrático e o atual Diretor do Departamento de Design da FBAUP. Investigador no i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, é autor de vários artigos e livros ligados aos temas da arte, design e estética computacionais. Em paralelo, desenvolve trabalho como designer, músico e artista plástico. Dirige a editora Crónica – especializada em música experimental e arte sonora – e a conferência xCoAx (sobre computação, comunicação, estética e x).

Miguel Carvalhais (Foto: DR)

Paula Soares é Professora Associada na FMUP e coordenadora do grupo de investigação em «Sinalização e Metabolismo do Cancro» do I3S. Considerada uma referência no estudo da oncobiologia dos tumores da tireoide, esteve envolvida nos primeiros trabalhos que descreveram as mutações do BRAF e do promotor da TERT em carcinomas da tireoide. É autora de mais de 300 artigos e liderou vários projetos nacionais e internacionais financiados. É membro de diversos comités científicos, conselhos de avaliação e conselhos editoriais e de revisão de revistas.

Paula Soares (Foto: i3S)

Sobre o Prémio de Excelência na Investigação Científica

Promovido pela Vice-Reitoria para a Investigação e Inovação da U.Porto, o Prémio de Excelência na Investigação Científica foi instituído em 2018 para afirmar aquele que é um dos grandes pilares estratégicos da missão da Universidade, principal produtora de investigação científica em Portugal.

Nas edições anteriores, foram distinguidos os docentes e investigadores Adelino Leite Moreira (FMUP/UnIC), Helder Maiato (FMUP/i3S), Pedro Camanho (FEUP/INEGI), Vítor Vasconcelos (FCUP/CIIMAR), Nuno Cardoso Santos (FCUP/IA) e Maria João Ramos (FCUP/REQUIMTE) e Victor Freitas (FCUP/LAQV/REQUIMTE).