São referências nas respetivas áreas de ensino e investigação e, em conjunto, acumulam mais de 300 anos de serviço à Universidade do Porto. Arminda Alves, Dulce Madeira, Fátima Carneiro, João Gama, John Greenfield, José Oliveira, Natércia Teixeira, Rui Póvoas e Zulmira Santos são os nove nomes que, no próximo dia 24 de março, vão juntar-se ao restrito grupo dos Professores Eméritos da Universidade do Porto, durante as celebrações do Dia da Universidade 2025.
Este é o 21.º ano em que a U.Porto reconhece o percurso dos seus professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços prestados à Ciência, Sociedade e Universidade. Desde a instituição do título de Professor Emérito, em 2004, a Universidade do Porto já distinguiu 97 docentes e investigadores.
Dos homenageados deste ano (ver perfis abaixo) destaca-se a presença de docentes de sete das 14 faculdades da U.Porto.
As faculdades de Letras e de Medicina são as mais representadas com dois novos Professores Jubilados, cada: John Greenfield e Zulmira Santos (FLUP); Dulce Madeira e Fátima Carneiro (FMUP).
Estão igualmente representadas: a Faculdade de Arquitetura (FAUP), por Rui Póvoas; a Faculdade de Desporto (FADEUP), por José Oliveira; a Faculdade de Economia (FEP), por João Gama; a Faculdade de Engenharia, por Arminda Alves; e a Faculdade de Farmácia (FFUP), por Natércia Teixeira.
Os novos Professores Eméritos
Menos de um mês após ter proferido a sua Última Lição, Arminda Alves vê reconhecida pela Universidade uma ligação de mais de 40 anos como estudante, docente e investigadora da Faculdade de Engenharia (FEUP). Neste período, a agora Professora Catedrática Aposentada foi Diretora do Departamento de Engenharia Química da FEUP, dirigiu o Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente e coordenou o Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Energia e Biotecnologia (LEPABE). É, desde 2021, a Diretora do ALiCE – Laboratório Associado em Engenharia Química.

Arminda Alves é Professora Catedrática Aposentada da FEUP. (Foto: DR)
Mais de meio século é o tempo que liga Dulce Madeira à Faculdade de Medicina (FMUP). Licenciada em Medicina e doutorada em Morfologia Médica, cumpriu toda a carreira docente na FMUP, até se aposentar como Professora Catedrática. Médica especialista em Endocrinologia, dirigiu o Departamento de Anatomia e o Museu de Anatomia da FMUP durante mais de uma década. Para lá da intensa atividade nas áreas da docência e da investigação científica (é investigadora do CINTESIS), integrou ainda vários órgãos científicos e consultivos da FMUP.

Dulce Madeira é Professora Catedrática Aposentada da FMUP. (Foto: FMUP)
Das salas de Medicina despede-se também Fátima Carneiro. Com um percurso dividido a entre a docência, a investigação e a prática clínica, a Professora Catedrática Jubilada da FMUP e investigadora do Ipatimup – agora integrado no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) – é uma referência mundial no estudo do cancro do estômago. Eleita a patologista mais influente do mundo em 2018, recebeu, entre outras distinções e condecorações, a Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu contributo para a ciência, e a medalha Gago Award in European Science Policy. Foi diretora do serviço de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar Universitário São João, Presidente da Sociedade Europeia de Patologia e da Academia Nacional de Medicina de Portugal.

Fátima Carneiro é Professora Catedrática Jubilada da FMUP. (Foto: DR)
Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia, João Gama lecionou Informática e Ciências de Dados na FEP durante mais de 30 anos, 12 dos quais como Diretor do Mestrado em Análise de Dados. Em paralelo com o ensino, é investigador e membro do conselho de administração do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, sendo um dos nomes mais respeitados da investigação em Inteligência Artificial em Portugal e presença assídua nos rankings dos cientistas mais citados do mundo. É EurAI Fellow, IEEE Fellow e Asia-Pacific AI Association Fellow e Editor-Chefe do International Journal of Data Science and Analytics.

João Gama é Professor Catedrático Jubilado da FEP. (Foto: DR)
John Greenfield chegou ao Porto em 1981, iniciando aí uma ligação de mais de 40 anos à cidade e à Universidade, primeiro como estudante e depois como docente. Professor Catedrático Aposentado da Faculdade de Letras, foi Presidente do Departamento de Estudos Germanísticos da FLUP e Diretor do Curso de Línguas e Relações Internacionais, curso que iniciou e implementou na U.Porto. A sua atividade de investigação é reconhecida internacionalmente nas áreas da Literatura Medieval alemã, francesa e portuguesa, e da Literatura Alemã dos séculos XIX e XX.

John Greenfield é Professor Catedrático Aposentado da FLUP. (Foto: DR)
Professor Catedrático Aposentado da Faculdade de Desporto, José Oliveira foi docente na FADEUP durante quase quatro décadas. Ao longo da sua carreira, desempenhou diversas funções de relevo na instituição, incluindo as de Diretor do Doutoramento em Atividade Física e Saúde, Presidente do Conselho Científico e Sub-Diretor. Em conjunto com outros docentes, esteve na génese da primeira unidade de I&D da FADEUP: o CIAFEL – Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer.

José Oliveira é Professor Catedrático Aposentado da FADEUP. (Foto: FADEUP)
Com um percurso académico e profissional inteiramente dedicado à Faculdade de Farmácia da U.Porto, Natércia Teixeira lecionou na FFUP de 1979 até à sua aposentação, em 2022, já como Professora Catedrática. Foi Subdiretora, Vice-Presidente do Conselho Científico e Diretora do Departamento de Ciências Biológicas da FFUP. Como investigadora, é reconhecida pelos seus contributos nas áreas da biologia da reprodução e do estudo das ações biológicas dos inibidores da aromatase. Fora da academia, assumiu funções em organizações como a Ordem dos Farmacêuticos, a Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal e a Sociedade Portuguesa de Bioquímica.

Natércia Teixeira é Professora Catedrática Aposentada da FFUP. (Foto: DR)
Com formação em Engenharia Civil pela FEUP, Rui Póvoas é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), instituição onde começou a dar aulas em 1986, após ter lecionado na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Na FAUP, foi vogal do Conselho de Representantes e do Conselho Científico, diretor do Centro de Estudos da Faculdade de Arquitetura (CEFA) e do curso de estudos avançados em Património Arquitetónico. Investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-FAUP), é autor de um vasto trabalho científico nas áreas da Mecânica Computacional, Conservação e Reabilitação de Edifícios Antigos ou da História da Construção.

Rui Póvoas é Professor Catedrático Jubilado da FAUP. (Foto: DR)
Zulmira Santos é Professora Catedrática Jubilada da FLUP, faculdade onde foi Diretora do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos, do Doutoramento em Literaturas e Culturas Românicas e do Mestrado em Estudos Literários Culturais e Interartes. Uma referência no estudo da Literatura e Cultura Portuguesa dos séculos XVI-XVIII, é membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (1.ª Secção – Literatura e Estudos Literários) e membro do «Comitato Scientifico» da Archivio Italiano per la Storia della Pietà (Edizioni Storia e Letteratura, Roma). Deu a sua Última Lição na FLUP em dezembro de 2024, ocasião em que recebeu a Medalha de Ouro da faculdade.

Zulmira Santos é Professora Catedrática Jubilada da FLUP. (Foto: FLUP)
A proclamação pública dos novos Professores Eméritos terá lugar no próximo dia 24 de março, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, durante a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade 2025.