Está de regresso as YES Talks, uma iniciativa científica organizada por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). No próximo dia 22 de março, mais de três centenas de futuros médicos e cientistas vão apontar a “lente para o futuro” e aprofundar novos conhecimentos sobre Oftalmologia.

A 11,ª edição deste encontro, que volta a ter lugar no Auditório da FMUP, propõe um novo programa de atividades sobre as ciências biomédicas, com o ponto alto para as duas sessões científicas com reconhecidos especialistas.

A primeira palestra será apresentada por Barbara Pierscionek (Cambridge, Reino Unido), que irá explorar abordagens não cirúrgicas para o tratamento de cataratas, incluindo terapias farmacológicas e técnicas inovadoras de nanomedicina.

A segunda sessão ficará a cargo de Pedro Antas (Fundação Champalimaud), que abordará os mais recentes avanços na terapia génica ocular, numa palestra em que irá destacar o impacto da edição genética e nanotecnologia na Medicina.

Os participantes deste encontro de ciência poderão ainda aperfeiçoar competências num dos 12 workshops disponíveis e concorrer na competição Dare to Win.

Recorde-se que esta iniciativa, este ano inserida no programa das comemorações do Bicentenário da FMUP, é dirigida a estudantes de medicina e das áreas biomédicas e procura contribuir para a sua formação académica, atualização científica e desenvolvimento de capacidades técnicas.

Como habitualmente, as YES Talks servem de antecâmara para o congresso YES Meeting, cuja 20.ª edição irá decorrer na FMUP, entre os dias 18 a 21 de setembro.