No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, o Comité Olímpico de Portugal (COP) prestou homenagem a 14 mulheres que desempenharam funções de arbitragem e ajuizamento em Jogos Olímpicos, desde Los Angeles 1984 até Paris 2024. Entre as homenageadas estão três docentes e antigas docentes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP): Lurdes Ávila, Eunice Lebre e Alda Corte-Real.

A cerimónia, realizada em Lisboa, teve como tema central a luta pela igualdade de género e oportunidades no desporto.

As três homenageadas da FADEUP foram reconhecidas pelo seu contributo fundamental na ginástica olímpica e por abrirem caminho para futuras gerações de mulheres no desporto.

Lurdes Ávila foi reconhecida pela sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016; Eunice Lebre pelos Jogos de Barcelona, em 1992, e Londres, em 2012; e Alda Corte-Real pelos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

Este reconhecimento sublinha o legado das homenageadas, que não só se destacaram nas suas funções de arbitragem, mas também contribuíram para a promoção da igualdade de género no desporto.