O Grão-Duque Henrique do Luxemburgo esteve, no passado dia 6 de março, no polo central do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), numa visita que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Embaixadora do Luxemburgo em Portugal, Martine Schommer, e do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira.
Nesta passagem pelo “berço” de inovação da U.Porto, o monarca luxemburguês teve a oportunidade de conhecer o ecossistema da UPTEC e, em particular, o trabalho desenvolvido por duas empresas luxemburguesas- a Losch Digital e a NIUM – ali incubadas.
“Na Universidade do Porto, temos acesso a muito talento, quer através dos seus estudantes como da investigação que é feita muitas vezes entre estas empesas e a Universidade. Isto é importante para empresas como estas, que vieram do Luxemburgo à procura desse talento que conseguimos gerar na U.Porto, mas também para as empresas que saem da academia e que conseguem ter um contacto internacional com outras empresas e perceber como se opera noutros mercados”, explica Maria Oliveira, Diretora Executiva da UPTEC.
Antes de rumar à UPTEC, o Grão-Duque Henrique do Luxemburgo e Marcelo de Rebelo de Sousa visitaram o Museu Aristides de Sousa Mendes, que abriu recentemente ao público – na Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal – após um trabalho de requalificação liderado pelo atelier Rosmaninho+Azevedo – Arquitectos, também ele instalado na UPTEC.