Capturar os detalhes da essência de cada mulher é o propósito da iniciativa “Entre Feições e Expressões”, uma exposição fotográfica organizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para assinalar o Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março. 

Docentes, estudantes e colaboradoras da instituição foram desafiadas a participar numa sessão fotográfica que quis destacar os traços e detalhes expressivos de cada rosto feminino, captando e evidenciando a autenticidade das mulheres da Engenharia

“Este dia de celebração é mais um momento para reconhecer a importância da diversidade, da singularidade de cada mulher e da força que vem justamente dessas diferenças. É um dia para reafirmar respeito, igualdade e reconhecimento”, avança Cristina Soares Pereira, responsável pelo Centro de Eventos, que organizou esta iniciativa. 

Durante dois dias, pelo olhar da fotógrafa e artista criativa Mariana Mano, foram registados mais de 40 retratos, envolvendo as mulheres da comunidade FEUP que demonstraram entusiasmo em participar. 

“A experiência fotográfica “Entre Feições e Expressões” foi uma oportunidade única para refletir sobre a minha identidade enquanto mulher. Através das fotografias, pude expressar sentimentos e a minha essência. Cada gesto e olhar capturado representaram a força, a vulnerabilidade e a confiança que fazem parte de mim. Uma experiência de empoderamento e conexão que ficará para sempre na memória”, confessa Célia Cerqueira, colaboradora do Departamento de Engenharia Química e Biológica da FEUP.

Sara Batina, estudante da FEUP, considera ter sido uma “iniciativa extremamente interessante, da qual adorei fazer parte. Acho que o projeto vai refletir um assunto importante numa ideia simples, simbólica e bonita.”

A exposição fotográfica estará patente entre 6 e 28 de março, no Corredor B da FEUP.