“A Medicina é Mulher” é o mote para o debate que irá acontecer no próximo dia 26 de março, às 18h00, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Integrado nas celebrações do bicentenário da FMUP, este debate pretende “proporcionar um espaço de discussão e partilha de conhecimentos nas áreas da História da Medicina e da Arte, cruzando com a História da Mulher”.

A iniciativa contará com a participação de António Ponte (diretor do Museu Nacional Soares dos Reis)Ana Cristina Sousa (Faculdade de Letras da Universidade do Porto)Ana Paula Machado (ULS São João/FMUP), além de Altamiro da Costa Pereira (diretor da FMUP).

“Aproveitando a simbologia de março, Mês da Mulher, este encontro de pessoas e ideias tem como principal objetivo trazer a comunidade da Universidade do Porto, da cidade, do hospital e outras entidades culturais à conversa sobre as mulheres médicas e relacionadas com a medicina, o que elas representam e podem representar na nossa atualidade”, explica José Paulo Andrade.

O professor da FMUP, que estará a cargo da moderação, inclui aqui “todas as mulheres que trabalham na nossa faculdade e no hospital, que também trabalham e convivem com a saúde das populações”.

Com este evento, “pretende-se também refletir sobre as dificuldades passadas e futuras do género feminino e interrogar a memória coletiva que afasta as mulheres das várias histórias do mundo”.

De acordo com José Paulo Andrade, “este cruzamento de pessoas e respetivas instituições tem como ponto de partida a escultura “A Medicina” de Barata Feyo, localizada no átrio da Aula Magna, a que a memória docente e discente tem chamado de Minerva”.

“Esta peça será apresentada no evento e dissecada a sua perspetiva histórica, museológica, artística, médica e social pelos vários intervenientes da sessão. A acompanhar a peça teremos um esboceto em gesso da Minerva, empréstimo do Centro de Artes das Caldas da Rainha, onde se encontra a maior parte da obra de Barata Feyo”, anuncia.

Do programa deste evento consta ainda um momento de poesia, com a intervenção de José Silva Cardoso, professor da FMUP.

A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia.