Vai encontrar quadros, livros, apontamentos e objetos pessoais de uma das maiores figuras da Universidade do Porto. A exposição Cadernos de Viagem de Abel Salazar estará patente na Secção Norte da Ordem dos Médicos de 15 de março a 26 de abril e será acompanhada de uma programação paralela. Toda a informação estará disponível no novo website da Casa-Museu Abel Salazar (CMAS).

São fragmentos de quem esteve atento à viagem. Agora expostos, são um convite a que façamos, através da nossa perspetiva, parte da viagem, ou viagens deste médico que foi também artista, professor, investigador e um pensador do seu tempo. Dão corpo a Cadernos de Viagem de Abel Salazar alguns diários gráficos com desenhos, mas também objetos pessoais como blocos de apontamentos, passaportes, o bilhete de identidade e uma mala de madeira com materiais de pintura.

Fátima Outeirinho, cocomissária da exposição, explica que, apesar de Abel Salazar ser já amplamente reconhecido pelos seus livros de viagem, como Digressões em Portugal, ou Paris em 1934, há ainda muito por descobrir sobre os seus cadernos de viagem, que “procuram dar a conhecer um lado mais pessoal e intimista de um criador e homem instigante”.

Esta exposição busca, portanto, apresentar um lado menos conhecido, destacando a importância das viagens tanto em Portugal quanto no estrangeiro, e como estas influenciaram a produção artística e intelectual de Abel Salazar.

A exposição Cadernos de Viagem de Abel Salazar foi organizada pela CMAS da U.Porto, pela Associação para a Medicina, as Artes e as Ideias e pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos. Para agendar uma visita, basta contactar a CMAS através do telefone (969 872 425) ou via e-mail ([email protected]). Patente na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (Rua Delfim Maia nº 405, ao Jardim de Arca D’Água), a exposição encerra dia 26 de abril. Até ao limite da disponibilidade, os visitantes poderão estacionar o carro no interior da Ordem dos Médicos.

Caderno de Viagem de Abel Salazar. (Foto: DR)

Programação Paralela

Dia 29 de março, às 15h00, no Hospital Militar do Porto, irá decorrer uma Conversa sobre literatura de viagem com Dora Gago, vencedora do Grande Prémio de Literatura de Viagens 2024, e João Catarino, professor de desenho e autor do Caderno de Viagem EN2. A conversa será precedida de uma visita ao Hospital Militar. Ponto de Encontro: Escadaria frontal do Hospital Militar, às 14h45. Inscrição e mais informações aqui.

No jardim da Cordoaria, mas a 5 de abril, pelas 15h00, vai dar-se início a uma oficina intitulada Desenhando os passos de Abel Salazar, conduzida pela arquiteta Sónia Teles, onde os participantes poderão explorar a cidade de Abel Salazar através do desenho. Inscrição e mais informações aqui.

O programa paralelo à exposição também propõe uma pequena viagem pela cidade. Dia 12 de abril, às 15h00, dar-se-á a conhecer “O Porto académico de Abel Salazar”, uma experiência orientada por Carlos Vasconcelos e Susana Barros, que convida a explorar os espaços de trabalho de Abel Salazar, incluindo o Centro Hospitalar Universitário de Santo António e o Museu do Centro Hospitalar do Porto. Inscrição e mais informações aqui. 

Novo portal da CMAS

Toda a informação sobre a exposição pode ser encontrada no novo website da Casa-Museu Abel Salazar.

Com uma navegação mais intuitiva e um design renovado, a nova plataforma permitirá um acesso rápido aos principais destaques, notícias e outras novidades, garantindo uma maior fluidez durante a navegação. O portal contará com novos recursos interativos e uma estrutura otimizada para diferentes dispositivos, tornando a informação mais acessível.

Desenvolvida pela UPdigital, esta atualização representa um passo significativo na modernização da presença digital da CMAS, consolidando a importância da Casa na preservação do legado de Abel Salazar, médico, artista e pensador.

Note-se que a exposição permanente da Casa-Museu Abel Salazar encontra-se temporariamente indisponível, na sequência da realização de obras de renovação das instalações. O trabalho de requalificação visa melhorar as condições do espaço de forma a proporcionar ao público uma experiência mais enriquecedora.