A curta-metragem TóPê, da autoria de Gil Mendonça, estudante da Licenciatura em Desenho da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), conquistou o 2.º lugar, na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, dos prestigiados Prémios Sophia Estudante 2025, promovidos pela Academia Portuguesa de Cinema.
Realizado em 2024, TóPê “é um filme sobre o meu pai [o arquiteto António Pedro Portugal (1965-2009), antigo estudante da Faculdade de Arquitetura da U.Porto e um dos autores do projeto de remodelação do atual edifício da Reitoria da U.Porto] que faleceu quando eu era ainda muito novo”, revela Gil Mendonça.
“É um filme sobre as memórias que dele ficam, sobre as histórias e fotografias pelas quais eu o venho a conhecer, e sobre as pessoas que mais o amaram”, acrescenta.
Para além do trabalho do estudante da FBAUP, a 11.ª edição dos Prémios Sophia Estudante distinguiu, também na categoria de de Melhor Curta-Metragem de Animação, o filme Lembra de Mim, de Bárbara Barreto, Caroline Soares e João Cadima (Universidade Lusófona).
Tendo como mote ‘O Trabalho de Ator’, aquele que é o maior evento de estudantes de cinema audiovisual do país, decorreu de 20 a 23 de fevereiro, no Auditório Municipal de Albufeira.
Com uma programação preenchida, esta edição incluiu uma masterclass, oficinas para escolas, workshops, debates e uma exposição, para além das sessões de filmes em competição e entrega de prémios.