No próximo dia 8 de março, a U.Porto Press vai assinalar o Dia Internacional da Mulher com o lançamento de Mulheres, livro-objeto do artista Agostinho Santos, que é também a mais recente publicação da Editora da Universidade do Porto, na sua coleção Concertina.

Com prefácio de Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura e Museus, e responsável pela U.Porto Press, e desenhos de Agostinho Santos, a obra integra, ainda, poemas de Rosa Alice Branco e Ilda Figueiredo, em dois postais igualmente ilustrados pelo artista.

A decorrer a partir das 17h00, no Auditório da Casa Comum (à Reitoria) da U.Porto, a sessão decorrerá em formato mesa-redonda, com moderação de Nazaré Álvares, professora e artista plástica.

A apresentação da obra será assegurada por Felícia de Sousa, artista plástica e curadora, Ilda Figueiredo, economista e vereadora da Câmara Municipal do Porto, Rosa Alice Branco, professora e poeta, Rosário Gamboa, professora e deputada à Assembleia da República, e do próprio autor, Agostinho Santos.

A entrada é livre.

As Mulheres

Na maioria das 16 ilustrações que Agostinho Santos preparou para esta obra, o “denominador comum” parece remeter para os ramos que florescem ora nos cabelos, ora nos ombros, ora nas costas destas mulheres.

Para Fátima Vieira, autora do prefácio, as Mulheres, conforme o pintor e jornalista as retratou, “representam um coletivo” já que, “mesmo quando se apresentam como figura singela transportam em si as almas e aspirações de outras mulheres”.

Livro-objeto integra desenhos de Agostinho Santos e poemas de Rosa Alice Branco e Ilda Figueiredo, em dois postais também ilustrados pelo artista. (Foto: U.Porto Press)

Estas mulheres não se encerram em si próprias, pois para além de o serem, “são ao mesmo tempo eu e tu e as nossas mães e as nossas filhas e irmãs e primas e tias e vizinhas e amigas (…)”, afirma Fátima Vieira.

A Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura e Museus alerta para o facto de frequentemente nos deixarmos “ofuscar pelas conquistas do passado”, frisando que “nos compete construir o futuro”. Nas suas palavras, este “só poderá ser diferente se for imaginado por todos, com a memória das lições do passado, mas também com a ambição de um progresso social que inclui a consagração plena da igualdade de direitos humanos, de que os direitos da mulher são apenas uma parte”. Fátima Vieira reconhece esta ambição às mulheres desenhadas por Agostinho Santos.

Desta obra fazem também parte dois postais ilustrados, com poemas de Rosa Alice Branco – “As mulheres nas estrelas de alcatrão” – e Ilda Figueiredo – “Mulheres Deusas”.

Mulheres estará disponível, em breve, na loja online da U.Porto Press, com 10% de desconto e portes grátis.

Sobre Agostinho Santos

Agostinho Santos – pintor, curador independente, jornalista e investigador – é mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e doutor em Museologia pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) e pela FBAUP. Fez pós-doutoramento em Ciências da Arte e do Património, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

É diretor da Bienal Internacional de Arte de Gaia e presidente do Conselho de Administração da Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural.

Realizou mais de 100 exposições individuais e participou em mais de 500 mostras coletivas, em Portugal e no estrangeiro.