O antigo Reitor da Universidade do Porto e ex-Diretor da Faculdade de Engenharia (FEUP), Sebastião Feyo de Azevedo, vai ser distinguido com a CIBIQ Gold Medal 2025, a mais alta distinção atribuída pela Organização dos Congressos Ibero-Americanos de Engenharia Química (CIBIQ).
A CIBIQ Gold Medal destina-se a reconhecer a excelência na carreira profissional no meio académico ou na indústria, a contribuição relevante para os esforços das Associações ou Sociedades a nível nacional, das Federações, Confederações e/ou entidades de âmbito mundial em defesa da profissão, assim como a projeção social da Engenharia Química.
Sebastião Feyo de Azevedo considera que “é um gosto doce e uma honra receber esta distinção proveniente dos meus pares ibero-americanos, tendo a ilusão de que, para lá de ser, obviamente, agradável para mim, pode ser um incentivo para os mais novos e útil para a consolidação do prestígio da engenharia portuguesa, das instituições portuguesas, desde logo a nossa Faculdade e o nosso Departamento de Engenharia Química e Biológica, no plano internacional”
Para o Diretor da FEUP, Rui Calçada, a distinção a Sebastião Feyo de Azevedo é um justo reconhecimento do seu legado e impacto na comunidade académica e científica. “É um reconhecimento mais do que merecido pelo seu percurso notável e pela sua dedicação incansável ao avanço da Engenharia Química. Este prémio é o reflexo da sua vasta contribuição para a academia, para a profissão e para a promoção da Engenharia Química no espaço ibero-americano. Para a FEUP, é um grande motivo de orgulho ver reconhecida, a nível internacional, a excelência de um dos seus Professores Eméritos”.
A cerimónia de entrega da CIBIQ Gold Medal 2025 terá lugar no dia 8 de setembro de 2025 em Lisboa, no âmbito do 15.º Congresso Europeu de Engenharia Química (ECCE 15), do 8.º Congresso Europeu de Biotecnologia Aplicada (ECAB 8) e do 3.º Congresso Ibero-Americano de Engenharia Química (CIBIQ 2025).
Sobre Sebastião Feyo de Azevedo
Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (1973) e doutorado na mesma área pela Universidade do País de Gales (1982), Sebastião Feyo de Azevedo desenvolveu toda a sua carreira docente na FEUP até assumir as funções de Reitor da Universidade do Porto, cargo que desempenhou entre 2014 e 2018.
No âmbito da sua atividade profissional como professor da FEUP, foi Diretor Nacional do Instituto de Sistemas e Robótica (1997-2004), Diretor do departamento de engenharia química (2001-2010), Diretor de cursos de licenciatura e de mestrado (2001-2007), Diretor de Programa Doutoral (2011-2014) e Diretor da Faculdade (2010-2014). Atualmente aposentado da docência, permanece ligado à FEUP enquanto membro do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), uma unidade de investigação que pertence ao ALiCE.
Em paralelo com a atividade académica, desempenhou cargos de relevo em diversos organismos académicos, científicos e profissionais, a nível nacional e internacional, nomeadamente os de Coordenador Nacional do Processo de Bolonha e Representante de Portugal no BFUG-Bologna Follow Up Group.
Após cumprir o seu mandato como Reitor da U.Porto, desempenhou as mesmas funções na Universidade Portucalense – Infante D. Henrique entre 2019 e 2021, ano em que assumiu a presidência da Assembleia Municipal do Porto. Já em 2022, tomou posse como primeiro Presidente da Associação Cívica Círculo de Estudos do Centralismo, e, nesse mesmo ano, assumiu igualmente a presidência da Academia de Engenharia.
Colabora ainda em causas sociais e de cidadania: é atualmente Presidente da Assembleia Geral da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Grupo Regional Norte; Coordenador do Fórum Cidadania do Distrito do Porto, movimento cívico de apoio às atividades da EAPN – Rede Europeia Anti-pobreza; e Coordenador do Grupo Consultivo da SEDES-Porto, associação nacional para o Desenvolvimento Económico e Social de Portugal.
Ao longo da sua carreira recebeu várias distinções nacionais e internacionais. Entre elas destacam-se o George and Eleanore Meade Annual Award, atribuído pelo SIT-Sugar Industry Technologists Inc. (1994); a Medalha Dieter Behrens 2013, galardão mais elevado da Federação Europeia de Engenharia Química na área da Educação Superior; a Medalha de Ouro da Cidade e o título de Cidadão Honorário de Paredes; a Medalha de Mérito Profissional, atribuída pelo Município de Vila Nova de Gaia.
Em 2018, recebeu a Medalha de Ouro da Ordem dos Engenheiros, o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Estadual de Tbilisi, (Geórgia) e foi agraciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.
Sobre o CIBIQ
O Congresso Ibero-Americano de Engenharia Química nasceu com o objetivo e o espírito de construir pontes em Engenharia Química na Comunidade Ibero-Americana, em prol da sociedade. Um espaço de enriquecimento com a experiência de vários países e culturas, numa experiência que já se tornou uma referência para a sua comunidade.
As conferências reúnem engenheiros químicos e de processos, técnicos, peritos em bioprocessos, químicos, cientistas de materiais e disciplinas afins, com enfoque na investigação aplicada e no desenvolvimento.
Na sua génese estão a Asociación Nacional de Químicos e Ingenieros Químicos de España (ANQUE), Colégio Nacional de Engenharia Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Confederación Interamericana de Ingeniería Química (CIIQ), Asociación Argentina de Ingenieros Químicos (AAIQ), Asociación Colombiana de Ingeniería Química (ACIQ), Consejo Profesional de Ingeniería Química de Colombia (CPIQC), Colegio de Ingenieros Químicos de Guatemala (CIQG), Federación de Ingenieros Químicos del Perú (FIQP), Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), Colegio Regional de Ingenieros Químicos del Litoral Ecuador, Instituto Mexicano de Ingenieros Químicos, A. C (IMIQ, AC), México e a Academia Mexicana de Investigación y Docencia en Ingeniería Química (AMIDIQ).