Um grupo de estudantes voluntários da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) plantou, esta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, 195 novas árvores no jardim do Instituto Geofísico da Universidade do Porto (IGUP).
A iniciativa contou com a liderança e apoio de Paulo Farinha Marques, docente do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, da FCUP e de Joana Tinoco, arquiteta paisagista do Jardim Botânico do Porto e alumna da FCUP.
Esta ação de sensibilização ambiental, em que participaram mais de 20 voluntários de diversos cursos que integram a VO.U. – Associação de Voluntariado Universitário, decorreu no âmbito de uma doação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Entre as espécies plantadas e doadas pelo ICNF encontram-se o Carvalho-roble (Quercus robur), o Sobreiro (Quercus suber), Carvalho português (Quercus faginea), Pilriteiro (Crataegus monogyna), Zelha (Acer monspessulanum), Periqueiro (Pyrus cordata).
Com esta iniciativa, que contou também com a colaboração de funcionários do Jardim Botânico do Porto, pretende-se contribuir assim para a preservação do meio ambiente e para a melhoria do espaço verde do IGUP.