Ainda faltavam alguns meses para a sua Última Aula na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCAUP) quando Olívia Pinho começou a pensar no que queria fazer na reforma. “Achei que tinha de pensar numa atividade que me desse muito prazer”, recorda. Encontrou-a na escultura em cerâmica e o resultado está agora à vista em Natureza, Terra, Fogo, título da primeira exposição de cerâmica da agora Professora Emérita da U.Porto.
Inaugurada no passado dia 13 de fevereiro, esta exposição dá assim corpo ao novo desafio pessoal que Olívia Pinho começou a abraçar há pouco mais de uma ano. “Ainda me faltava um semestre [para a Última Aula] e fui fazer um workshop. Entretanto, termina a parte académica e decidi fazer outro workshop. Cheguei ao fim decidi que é isto que vou querer fazer na minha reforma”, conta.
Agora longe das salas de aula, a antiga professora da FCNAUP dedica-se a transformar a argila em objetos funcionais ou decorativos, com recurso a técnicas de queima em forno cerâmico e aplicação de vidrados e óxidos, como por exemplo as técnicas Raku Nu, Raku, e Saggar.
Quanto ao tema desta primeira exposição, Olívia Pinho inspirou-se nas próprias origens: “Cresci no campo e sinto-me muito bem a conviver com toda aquele ambiente. Tanto que a primeira peça que fiz foi uma taça com flores. E porquê o fogo? Porque estas peças passam por temperaturas próximas dos 1200 graus!”, explica.
A exposição Natureza, Terra, Fogo pode ser apreciada no Espaço Dr. Emílio Peres | Biblioteca da FCNAUP. A entrada é livre.