O “De Par em Par”, o pioneiro projeto de observação de aulas entre pares promovido pela Universidade do Porto, está de volta para mais uma edição e, este ano, conta com uma novidade especial. Através do projeto INOV-NORTE, o “De Par em Par” 2025 vai juntar docentes de quatro instituições: à U.Porto juntam-se agora o Instituto Politécnico de Bragança, o Politécnico do Porto e a Universidade Católica Portuguesa – Porto.
Desde o seu lançamento, em 2010, o “De Par em Par na U.Porto” tem-se afirmado, com sucesso, como um programa de observação de aulas aceite por toda a comunidade académica, com resultados visíveis ao nível da consciência pedagógica e da unidade da Universidade.
A ideia do programa é simples: de forma totalmente voluntária, e com base no conceito de “amigo crítico”, os docentes envolvidos – agrupados em duetos (na edição deste ano, será em quartetos) – disponibilizam-se a “abrir a sala de aula” a colegas de outras unidades orgânicas. Tudo com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na Universidade.
O arranque do De Par em Par 2025 será assinalado com uma Sessão de Formação Presencial, a decorrer no próximo dia 26 de fevereiro de 2025, entre as 15h00 e as 17h00, na Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (Sala EAA003).
Reunindo os participantes num evento comum, esta sessão formativa será uma oportunidade ímpar para ficar a conhecer o funcionamento do programa e os resultados das edições anteriores e para desencadear a organização dos quartetos e calendarizar as ações a dinamizar neste semestre letivo.
Os interessados devem inscrever-se através do preenchimento do respetivo formulário.
Para mais informações, consultar a página do De Par em Par.