A viagem até Lisboa para participar no Campeonato Nacional Universitário de Taekwondo culminou num feito histórico para a equipa da Universidade do Porto. Para além de conquistarem nove medalhas individuais, os estudantes atletas da U.Porto garantiram também o primeiro título coletivo para a instituição naquela que é a mais importante competição do desporto universitário nacional.
O CNU de Taekwondo 2025 decorreu no passado dia 8 de fevereiro e reuniu, no Estádio Universitário de Lisboa, mais de 100 estudantes-atletas das diferentes vertentes de “técnica” – Freestyle, Dan e Kup (Feminino, Masculino e Misto) e “Combate” nas demais categorias (Feminino e Masculino).
A Universidade do Porto levou 12 atletas de diferentes faculdades, orientados pelo treinador Cláudio Varejão.
As medalhas de ouro vieram ao peito de Filipe Martins (FLUP), na categoria de -54kg, Mafalda Coelho (ICBAS), em -67kg, Dara Carvalho (FCUP), em -73kg, e Francisco Oliveira (FBAUP), em-68kg).
Para além destes quatro títulos individuais, as malas da comitiva vieram ainda carregadas com outras três medalhas de prata, conquistadas por Maísa Monteiro (FMUP), na categoria de -62kg, Rafael Azevedo (FCUP), em -54kg, e Diogo Monteiro (FADEUP), em-80kg.
No medalheiro da Universidade houve ainda espaço para duas medalhas de bronze. conquistadas por Filipa Bastos (ICBAS), na categoria de -53kg, e por Matilde Florêncio (FBAUP), em-57kg,
Para além dos estudantes-atletas medalhados, sagraram-se também campões universitários Gabriel Ferreira, do ICBAS, Md Rakibul Islam, da FEUP, e Tiago Pinto, da FADEUP.
Com esta conquista, a U.Porto garante também o apuramento para o Campeonato Europeu Universitário 2025, a decorrer de 22 a 25 de agosto, em Varsóvia (Polónia).