Quase um ano após ter sido eleita o melhor destino de Erasmus de 2024, a cidade do Porto celebrou a conquista no passado dia 6 e fevereiro, com um evento que juntou, no Vilar Oporto Hotel, dezenas de parceiros institucionais – incluindo a Universidade do Porto -, representantes do ensino superior e mais de 300 estudantes internacionais.

Organizada pela Erasmus Student Network Porto (ESN Porto) em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a ESN Internacional, a conferência “Welcome Home: Porto, the Erasmus Destination of the Year 2024” serviu para reafirmar o empenho da cidade e das suas instituições com a interculturalidade e a inclusão académica.

“Quando um estudante internacional deixa a sua cidade de mobilidade, deixa para trás um pedaço do seu coração e leva consigo uma parte da cidade. Esta é a essência da mobilidade. (…) A mobilidade não tem apenas a ver com os estudantes – tem a ver com as cidades que os acolhem, as instituições que os apoiam e as sociedades que crescem a partir destes programas”, destaca a presidente da ESN Porto, Mariana Costa.

Um dos momentos altos do evento foi a mesa-redonda sobre mobilidade estudantil, que contou com a presença de Rita Dias (Presidente da ESN Internacional), Hélder Simões (Presidente da ESN Portugal), Luís Luna (cofundador da ESN Porto), Rui Sousa (Europe Direct) e Gustava Alva-Rosa (Agência Nacional Erasmus+). Em debate estiveram, entre outros temas, os desafios e oportunidades do programa Erasmus+ e o impacto da interculturalidade no ensino superior.

(Foto: ESN Porto)

A conferência contou ainda com atuações da Tuna Masculina da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da cantora Catarina Araújo, além de uma experiência gastronómica com doces típicos.

Durante a sessão de acolhimento, os estudantes tiveram também a oportunidade de conhecer melhor a cidade e de receber dicas valiosas para a sua estadia.

O evento terminou com uma «Flag Parade», onde os estudantes desfilaram pelas ruas do Porto com as bandeiras dos seus países, simbolizando a diversidade e união da comunidade Erasmus.