Nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) voltou a abrir as suas portas a potenciais estudantes, respetivos professores e famílias e a mostrar os trunfos de uma “casa” cada vez mais voltada para a ciência e inovação. Nesta edição dos Dias Abertos FCUP, não faltaram exemplos práticos e atividades hands-on da Faculdade destinados aos participantes, naquele que foi um verdadeiro apelo aos cinco sentidos.
Ao todo, mais de 300 voluntários entre estudantes, investigadores e docentes da FCUP, mostraram aos futuros colegas uma ciência com muito para ver e analisar, cheirar, sentir, provar e escutar.
Filipa Pereira, estudante de Geologia na FCUP, esteve há dois anos nos Dias Abertos e este ano decidiu ser ela a mostrar o que se faz na faculdade aos futuros universitários: “Nos Dias Abertos, vi os estudantes a mostrar o que aprendem, a componente mais prática, o que estudam e agora acho que é importante estar como voluntária para os receber porque também gostei, quando estava no ensino secundário, que me dessem a conhecer a faculdade”, conta.
“Estamos a mostrar como o que fazemos agora vai ser importante no que queremos seguir no futuro”, destaca ainda a futura geóloga.
Uma melhor perceção dos cursos
Durante a semana, a FCUP recebeu centenas de alunos e professores de 40 escolas do Norte e Centro do país. Para a aluna do 12.º ano, Francisca Coelho, do Agrupamento de Escolas de Vilela, não há dúvidas quanto à importância dos Dias Abertos: “Por vezes temos uma ideia errada dos cursos, com base no que damos nas aulas e a verdade é que é completamente diferente e com a visita à faculdade conseguimos ter uma melhor perceção”. E dá um exemplo: “Associamos a química a moléculas e a muita teoria, mas vimos aqui e mostraram-nos como é muito mais prático”.
Mas esta iniciativa não se resume apenas a experiências e atividades que fazem um bloco horário de 90 minutos passar a voar. Também serve para esclarecer questões sobre os cursos ou mesmo sobre o ambiente da faculdade. Perguntas como “qual a diferença entre física e engenharia física” fizeram-se ouvir, assim como nas bancadas da biologia também houve tempo para falar aos mais novos sobre os núcleos de estudantes, a Associação de Estudantes e as tunas académicas.
Para os muitos pais que este ano acompanharam os seus filhos, os Dias Abertos também foram momentos decisivos para uma escolha que terá de ser feita ainda este ano. A pensar nas muitas dúvidas que existem quanto ao Ensino Superior, nesta edição a Faculdade de Ciências abriu ainda o leque de atividades com a presença de representantes dos Serviços Académicos da FCUP e também dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto.
Outra novidade deste ano foi a abertura especial para esta iniciativa de uma sala (por inaugurar) de atividades e jogos da área da matemática.
No sábado, numa manhã dedicada às famílias, o evento fechou com chave de ouro ao som animado das tunas da FCUP. Para o ano, as portas abrem de novo, sendo que, para este, fica um sexto sentido de que muitos alunos irão voltar em setembro como estudantes.