‘Escolhe-te a ti’ foi o mote definido pelo Gabinete de Apoio ao Estudante, Empregabilidade e Alumni (GAEEA) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, para assinalar o Dia do Namorados.
O ponto de partida resulta da experiência em consulta: “Sentimos a necessidade de relembrar que qualquer relação interpessoal saudável, seja de amizade, profissional, amorosa ou íntima, tem de estar alicerçada no amor próprio”, explica a coordenadora da GAEEA e psicóloga clínica, Isabel Lourinho.
A campanha ‘Escolhe-te a ti’ incluiu um workshop intitulado ‘Mindfulness: Equilíbrio entre vida pessoal e profissional’, destinado a pessoal técnico e docente, onde foram abordadas estratégias para a conciliação da vida profissional e pessoal. Esta sessão, orientada pela psicóloga dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), Rita Começanha e coordenadora Programa de Promoção da Saúde Mental U.Porto – BAMBUP, “é reveladora do esforço conjunto que está a ser feito para colocar na ordem do dia a saúde mental e bem-estar de toda a comunidade da U.Porto”, adianta Isabel Lourinho.
Para além disto, a campanha promovida pelo GAEEA, em estreita colaboração com a Associação de Estudantes, o Gabinete de Comunicação e Imagem e apoio da Unidade de Responsabilidade Social, contemplou uma ação online de sensibilização “para a importância de quando estivermos em relação, não esquecermos o amor para connosco próprios. Não confundir com egoísmo ou egocentrismo. Queremos relembrar a atitude de nos aceitarmos e de nos respeitarmos. Ao agirmos deste modo, também estamos a mostrar aos outros como queremos ser tratados.”
Saúde Mental no ICBAS – uma preocupação que não é nova
Desde a pandemia que o ICBAS tem apostado no desenvolvimento de ações centradas na promoção do bem-estar e da saúde mental da sua comunidade académica, “sendo as relações com os outros e connosco próprios um tema recorrente”.
O ‘Mensal(Mente)’ é a rubrica de literacia psicológica digital que todos os meses é publicada nas redes sociais, onde vários temas da área da psicologia são explorados, “como auto-compaixão e inteligência emocional”, refere Isabel Lourinho. Outras iniciativas incluem a campanha do Dia dos Namorados de 2022, que procurou alertar para a violência no namoro, numa ação que se estendeu do digital ao offline, até várias ações de formação em competências transversais e ainda, a aposta nos Banhos de Natureza nos jardins do Palácio de Cristal e ações com a cadela Lola.
“A direção do ICBAS está comprometida com o bem-estar da sua comunidade académica pelo que tem incentivado a aposta do GAEEA-ICBAS em atividades de prevenção e de promoção de competências e que são absolutamente necessárias para dar resposta às exigências do contexto atual”, conclui a coordenadora da GAEEA