A mais recente época de exames na Universidade do Porto ficou marcada por um conjunto de iniciativas dinamizadas pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), com o apoio do Programa de Promoção de Saúde Mental da U.Porto (BAMBUP), dedicadas a potenciar o desempenho académico dos estudantes, através dos benefícios que a atividade física comporta para a concentração e para a redução dos níveis elevados de stress, que se fazem sentir com maior intensidade, neste período letivo.

Entre as iniciativas inseridas no programa “Estudo Ativo” destaca-se a Pausa Ativa nos Exames. Em que consiste? Cinco minutos antes do exame, já na sala e com a prova à frente, os estudantes são convidados a levantar-se e a realizar exercícios simples de relaxamento e alongamento, sob orientação dos professores do CDUP-UP. O objetivo? Reduzir a tensão, promover a regulação emocional e otimizar o foco antes do início da prova.

“Nesta fase, é comum que os estudantes deixem de lado hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e uma alimentação equilibrada, devido à pressão dos exames. O que não é saudável nem produtivo. Por isso, é fundamental encontrar formas de tornar este período menos stressante, disponibilizando ferramentas e soluções que os ajudem a gerir a ansiedade e a manter o equilíbrio.”, afirma a Vice-Reitora da U.Porto, Joana Carvalho.

Já a a psicóloga Rita Começanha, dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), nota que “a iniciativa da Pausa Ativa antes dos exames pode ser altamente benéfica para o bem-estar psicológico dos estudantes”, na medida em que “as práticas de autocuidado ajudam a promover a regulação emocional, que é fundamental não apenas para a performance académica, mas também para o equilíbrio psicológico a longo prazo”.

“Esta iniciativa pode, portanto, ser um passo importante para o desenvolvimento de hábitos saudáveis de gestão de stresse, que os estudantes podem aplicar não apenas durante os exames, mas em diversas situações de vida”, acrescenta.

Menos ansiedade e mais concentração para enfrentar os exames

O projeto piloto foi abraçado por professores da FCUP e ICBAS e os resultados estão à vista. Os estudantes que participaram na iniciativa foram inquiridos e revelaram que o nível de ansiedade antes do exame, depois da Pausa Ativa, baixou de uma média de 3,6 para 2,5 (medido de 1 a 5, em que 5 é ansiedade elevada).

“A redução significativa da ansiedade é uma demonstração clara de como estratégias de relaxamento e foco podem ser eficazes na gestão do stresse. Essa diminuição da ansiedade pode ser entendida como um reflexo direto da prática de momentos de descontração e respiração consciente, essenciais para a recuperação emocional antes de momentos de pressão para o desempenho, como os exames”, explica Rita Começanha.

No que diz respeito à concentração, os estudantes indicaram que a mesma, após a Pausa Ativa, aumentou de 3,5 para 4. “É um indicador de que a Pausa Ativa não só ajuda na gestão das emoções, mas também favorece o funcionamento cognitivo. Ao reduzir a ansiedade, os estudantes têm mais capacidade para se focar nas tarefas e utilizar de forma mais eficiente as suas habilidades de memória e raciocínio”, nota a psicóloga.

Além destes indicadores, 92% dos participantes no questionário revelam que recomendariam as sessões de Pausa Ativa antes dos exames aos outros colegas.

Joana Carvalho mostra-se bastante satisfeita com estes resultados: “o facto de 92% dos participantes recomendarem a Pausa Ativa Exames prova que os estudantes valorizam e precisam de iniciativas que promovam o equilíbrio emocional e o sucesso académico”, destaca a Vice-Reitora da U.Porto.

A Pausa Ativa é um projeto de sucesso desenvolvido pelo Centro de Desporto da U.Porto, desde 2017, junto dos funcionários de toda a instituição como uma estratégia para promover o bem-estar no local de trabalho. Agora, esta abordagem inovadora chega também aos estudantes, ajudando-os a enfrentar os desafios dos exames de forma mais equilibrada e saudável.