Kelwin Fernandes, CEO da NILG.AI, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, está entre os convidados para o AI Action Summit, organizado pelo governo francês.

Ao longo dos dias 10 e 11 de fevereiro, chefes de Estado e de Governo, líderes de organizações internacionais, e CEOs de pequenas e grandes empresas estão reunidos em Paris, neste evento organizado para discutir e influenciar as políticas globais de Inteligência Artificial.

“Estar presente neste tipo de eventos demonstra o compromisso pessoal e da NILG.AI em liderar a inovação tecnológica e a transformação digital. Mais do que um reconhecimento, é uma oportunidade de influenciar o futuro da IA,” afirma Kelwin Fernandes, que é também antigo estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O AI Action Summit, organizado pelo Governo francês, junta líderes globais para discutir as bases da governança da Inteligência Artificial, abordando temas como ética, regulamentação e o impacto económico da IA, assim como o futuro da tecnologia.

Além da cimeira, a NILG.AI integra também a comitiva portuguesa que vai marcar presença, de 13 a 15 de fevereiro, no World AI Cannes Festival (WAICF) 2025, cabendo-lhe representar Portugal no stand organizado pela DSPA (Data Science Portuguese Association).