Como agir em caso de catástrofe e acidentes com várias vítimas? Como atuar num cenário de contaminação química, bacteriológica ou nuclear? De que modo se devem abordar as vítimas de incêndios? Como transportar um doente crítico por ar, terra e mar? Como resgatar vítimas em ambientes aquáticos e subaquáticos? E se o cenário for uma montanha?
Estes são alguns dos temas abordados no novo Mestrado em Assistência Integral em Urgências e Emergências (MAIUE) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com início previsto para outubro de 2025.
Destinado a médicos e enfermeiros, o Mestrado em Assistência Integral em Urgências e Emergências (MAIUE) vem preencher uma lacuna na formação destes profissionais de saúde, quer em Portugal, quer em Espanha.
Numa parceria inédita com o Instituto de Estudios Médicos (IEM), de Barcelona, o novo Mestrado – com duração de três semestres e regime misto (presencial e à distância) – pretende formar médicos e enfermeiros para lidarem com situações de urgência e emergência, utilizando metodologias clássicas e técnicas pedagógicas como a simulação, através do Centro de Simulação da FMUP (SIMFMUP).
Tendo como referência a Sociedade Espanhola de Medicina de Urgência e Emergência (SEMES) e a European Society for Emergency Medicine (EUSEM), o Mestrado em Assistência Integral em Urgências e Emergências (MAIUE) é composto por 25 Unidades Curriculares (60 ECTS) e pela realização de Dissertação/Projeto (30 ECTS), envolvendo perto de uma centena de docentes.
Os estudantes deste Mestrado irão estudar, por exemplo, Via Aérea e Ventilação Mecânica, Toxicologia, Radiologia, Farmacologia, Trauma, Medicina Aeronáutica, Técnicas Cirúrgicas e Gestão de Serviços de Urgência e Emergência, entre muitos outros tópicos de grande relevância e atualidade, como a resposta a vítimas de terramotos, inundações ou atentados e a resposta humanitária internacional.
Os estudantes deste novo Mestrado da FMUP poderão obter, adicionalmente, certificações específicas em áreas como Suporte Básico e Avançado de Vida Cardiovascular, Medicina de Montanha, Medicina Aquática e Subaquática, Medicina Aeronáutica, Assistência Psicológica, Aspetos Legais, Suporte Avançado de Vida Pediátrico e Suporte Avançado de Trauma.
No final do ano letivo de 2025/2026, realizar-se-á um simulacro na cidade do Porto que envolverá autoridades de saúde e organizações com larga experiência no socorro em situações de catástrofes ou incidentes com múltiplas vítimas.
Ao todo, há 24 vagas para a primeira edição do novo Mestrado da FMUP. As candidaturas para este ano letivo abrem a 10 de fevereiro e prolongam-se até 4 de abril, decorrendo online.