Amanhã Amanhã Amanhã é uma peça original, criada a partir do clássico Macbeth, de William Shakespeare. Este novo espetáculo do Teatro Universitário do Porto (TUP) vai estar em cena de 11 a 16 de fevereiro, no Auditório da CRL – Central Elétrica, CACE Cultural do Porto.

A criação de uma peça original, com base no clássico de William Shakespeare, constituía uma vontade antiga, nomeadamente de Nuno Matos, sócio e antigo dirigente associativo, e Raquel S., sócia e antiga presidente do TUP. Depois de ter completado 76 anos de existência, o mais antigo teatro do Porto em atividade sentiu ser agora o momento de concretizar este projeto, fazendo, como vem sendo hábito, uma chamada aberta a todo o corpo associativo. Durante quatro meses, deu-se corpo e voz, desenhou-se o guarda-roupa e criaram-se os adereços necessários para que se conseguisse, agora, levar Amanhã Amanhã Amanhã ao palco.

Para Nuno Matos, trata-se de um espetáculo “sobre o sonho de um dia sermos capazes de, lentamente, inelutavelmente, cruel e implacavelmente, levar os nossos líderes à loucura”. Mais ainda, acrescenta, “de lhes matar o sono, de lhes causar medo de sair à rua, medo de perderem o emprego, de ficarem sem dinheiro, posição, respeito, poder. Medo de não poderem escolher a casa que querem, na rua de que gostam. Medo de terem de começar a comprar a comida no Minipreço”.

Este antigo dirigente do TUP sublinha que o espetáculo também é sobre aqueles “que reclamaram para si o poder de destruir não um rei, mas toda uma linhagem (várias linhagens) de reis até à destruição total da monarquia”.

A peça de William Shakespeare, sublinha Nuno Matos, é focada nos “problemas que arreliam gente rica e poderosa”, transformando “criados e criadas em meros figurantes, por vezes, sem sequer terem o direito a um nome próprio – pessoas silenciosas no Macbeth de Shakespeare”. Em Amanhã Amanhã Amanhã  a opção foi de “inverter o campo de batalha”, ou seja, “subverter (quase) tudo o que William escreveu, e dar o verdadeiro poder a quem o merece”, afirma.

Durante o ensaio de “Amanhã Amanhã Amanhã”, antes da estreia da peça do TUP, marcada para 11 de fevereiro. (Foto: Ni Soares)

Amanhã Amanhã Amanhã foi selecionado para o RITU 42 – Rencontres Internationales de Théâtre Universitaire, organizado por Le TURLg – Théâtre Universitaire Royal de Liège, na Bélgica.

A peça vai estar em cena de 11 a 16 de fevereiro, de terça a sábado às 21h30 e, ao domingo, às 19h00, no Auditório da CRL – Central Elétrica, CACE Cultural do Porto, à Rua do Freixo, nº 32, 4300-219 Porto.

Para efetuar reservas ou obter mais informações, contactar o TUP através do e-mail [email protected] e/ou do telefone 917677249.

O Teatro Universitário do Porto

É a companhia de teatro mais antiga do Porto. O Teatro Universitário do Porto nasceu em dezembro de 1948, fruto da iniciativa de um grupo de estudantes da Universidade do Porto. O primeiro dirigente foi Hernâni Monteiro, docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Trata-se de uma associação juvenil sem fins lucrativos que aposta na experimentação, na força coletiva, na valorização do que cada intérprete traz consigo e na formação informal. O TUP tem vindo a trabalhar com diversos profissionais das artes performativas e a lançar outros tantos.

Até ao próximo dia 14 de março, estarão abertas as inscrições para o Concurso de Textos Teatrais do TUP, que procura apoiar a produção de nova dramaturgia em língua portuguesa, incentivando-a e divulgando-a junto do público.