Dois finalistas do Mestrado em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Manuel Barão e Eduardo Gomes, vão participar na iniciativa solidária “UNIRAID”. O objetivo? Distribuir +100kg de material solidário por Marrocos e trazer sorrisos às crianças e famílias das aldeias isoladas.

Participantes assíduos de iniciativas de cariz voluntário e solidário, e com um forte espírito empreendedor, os dois estudantes lançaram-se em busca de patrocínios e bens que foram recolhendo pela comunidade, incluindo no campus da FEUP.

Garantidos os apoios necessários, os “2Hot2Drive” – em alusão às temperaturas elevadas que se registam no deserto de Marrocos e que aumentam a complexidade deste desafio solidário – fazem-se à estrada de 8 a 15 de fevereiro.

Sem GPS – só de bússola, mapa e um roadbook que aponta a direção a seguir, a aventura de oito dias – com um percurso de 2400 quilómetros – vai ser feita ao volante de um Peugeot 205 de 1992 reparado pelos estudantes.

“A única exigência era ser um carro antigo, com mais de 20 anos e sem grande eletrónica. Pusemos o carro operacional, com as valências que o nosso curso na FEUP nos deu, tanto técnicas como de resolução de problemas e gestão de tempo”, avança a dupla.

Prestes a fecharem um ciclo académico, esta é a conclusão perfeita para os dois «FEUPinhos»: “Agora estamos mais do que prontos para superar todo o tipo de provas, obstáculos e desafios que vão surgir ao longo do percurso das antigas rotas do Paris-Dakar. Vai ser inesquecível! Estamos muito entusiasmados.”

Sobre o UNIRAID

O UNIRAID é um Dakar solidário, que une jovens estudantes de Portugal e Espanha, com alma empreendedora, entre os 18 e os 28 anos.

Cada equipa participante pretende entregar mais de 100 kg de material solidário às aldeias isoladas, ao longo de um percurso de cerca de 2400 quilómetros, que atravessa Marrocos de norte a sul, utilizando um carro de baixo custo, com mais de 20 anos e sem 4×4.

A iniciativa não é um rally nem uma corrida de velocidade. É uma viagem-aventura seguindo as antigas rotas do Paris-Dakar. Esta aventura solidária é composta por seis etapas, incluindo uma etapa-maratona de 2 dias, com parte noturna.