Um grupo de alunos do 12º.ano da Escola Básica e Secundária de Rebordosa, do Agrupamento de Escolas de Vilela, acompanhados pelo docente da disciplina de Biologia e Geologia, visitou recentemente o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, para aprofundar os seus conhecimentos sobre o sistema imunitário.
A iniciativa, organizada efetivamente por um grupo de cinco alunos, contou com uma palestra e uma visita guiada pelos laboratórios do Departamento de Imuno-Fisiologia e Farmacologia do ICBAS.
Alexandra Correia, professora de Imunologia nos Mestrados Integrados em Medicina, Medicina Veterinária e Medicina Dentária e na Licenciatura em Bioengenharia do ICBAS, deu as boas-vindas aos cerca de 30 alunos do ensino secundário, numa sessão denominada “Conheces o teu sistema imunitário?”, onde foram abordados conceitos fundamentais sobre o tópico.
Através de exemplos práticos e ferramentas interativas, a docente do ICBAS procurou captar a atenção dos jovens: “Estas iniciativas são muito importantes para nós como escola de saúde, quer para atrair estudantes, quer para promover literacia em saúde, ajudando a desmistificar informações incorretas e auxiliar também os professores do ensino secundário no ensino destas matérias”, refere Alexandra Correia.
A experiência incluiu ainda uma visita ao laboratório de Imunologia Mário Arala-Chaves, onde os alunos tiveram a oportunidade de observar lâminas ao microscópio e explorar equipamentos utilizados na investigação em imunologia.
Segundo Rui Magalhães, docente de Biologia e Geologia que acompanhou a turma, “a abordagem simples e exemplificativa foi essencial para cativar os alunos e estimular o seu pensamento crítico”. Apesar de apontar desafios crescentes na literacia dos estudantes, o professor destacou a relevância destas iniciativas para aproximar a ciência do dia-a-dia dos jovens.
Para os alunos organizadores, a visita foi uma oportunidade única de enriquecer o seu projeto de aula invertida, uma metodologia adotada na escola, em que os alunos preparam e apresentam temas curriculares ao resto da turma. “Achámos que visitar o ICBAS seria um experiência interessante e enriquecedora. Tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas com uma especialista e aprender de forma mais aprofundada”, partilharam.
Rui Magalhães destacou ainda a importância da colaboração entre universidades e escolas secundárias. “Os manuais escolares muitas vezes não acompanham as mais recentes descobertas científicas, e estas visitas permitem-nos, enquanto professores, atualizar abordagens e alinhar-nos com as exigências da universidade”, afirmou o docente
Esta iniciativa reflete o compromisso do ICBAS em promover a aproximação entre o ensino secundário e superior, bem como em contribuir para a formação de jovens mais conscientes e preparados para os desafios do futuro.