Em que é que uma caminhada, uma tarde de jardinagem ou uma alimentação equilibrada podem ajudar a envelhecer de forma mais saudável? Ao longo dos próximos meses, é isso que se pretende avaliar no âmbito do NUTRIMIND – Intervenções baseadas em Nutrição para Prevenir o Declínio Cognitivo, um projeto de investigação, de base comunitária, liderado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

O grande objetivo deste projeto passa por promover a saúde e o bem-estar de cidadãos entre os 55 e 85 anos. Para isso, será avaliado o impacto da participação num programa de promoção de estilo de vida – focado na alimentação saudável, treino cognitivo e atividade física – na redução do risco de demência.

Ao longo do projeto, os participantes/voluntários vão usufruir gratuitamente de aulas de Culinária Saudável, a decorrer nas instalações da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP). Estas sessões terão a orientação de um nutricionista e vão terminar com uma prova de degustação das receitas.

O programa de ações a desenvolver inclui ainda sessões de Promoção da Atividade Física (caminhadas, atividades de jardinagem em Horta Comunitária, peddy-papers, entre outras), o acesso gratuito a exercícios de treino cognitivo e de estimulação cognitiva em casa, e consultas individuais de nutrição clínica.

A participação no projeto NUTRIMIND destina-se a pessoas entre os 55 e 85 anos de idade, sem diagnóstico prévio de demência ou incapacidade grave, que tenham concluído, pelo menos, o 4.º ano de escolaridade. Os participantes deverão também ser autónomos nas suas atividades de vida diária.

Para mais informações e inscrições, contactar a equipa do projeto através do e-mail [email protected] e/ou do telefone 928 164 872.