A etapa europeia do International Collegiate Programming Contest (ICPC) contou com a participação de três equipas de estudantes das Faculdades de Engenharia (FEUP) e de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto, que conseguiram ocupar três dos quatro melhores lugares portugueses na reputada competição de programação universitária.

A South-Western European Regional Contest (SWERC) realizou-se entre 29 de novembro a 1 de dezembro de 2024, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Participaram no evento três equipas provenientes da U.Porto, que alcançaram uma classificação final na metade superior da tabela entre 141 conjuntos participantes.

Na maratona de programação de cinco horas, na qual as equipas compostas por três estudantes focaram-se na resolução de problemas algorítmicos e na codificação prática, os “TSP – Tiny Silly Problem” foram a melhor equipa portuguesa, ao ficar no 32.º lugar da geral.

O grupo composto pelos estudantes Marco Vilas Boas, do Mestrado em Engenharia Informática e Computação (FEUP), Félix Martins, do Mestrado em Inteligência Artificial (FEUP e FCUP), e Patrick Daniel, do Mestrado em Ciência de Computadores (FCUP), foram, assim, a melhor equipa portuguesa nesta etapa, resolvendo seis dos 13 desafios propostos.

Logo a seguir ficou a equipa “long long main”, dos estudantes Luís Barbosa, Luís Gonçalves e Sofia Sousa (todos do segundo ano da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação da FEUP e FCUP), que também resolveram seis  dos 13 desafios, tendo acabado a competição no 49.º lugar.

Na 70.ª posição, e a fechar a primeira metade da tabela, ficou a terceira equipa da U.Porto, e a quarta a nível nacional, os “Debuggers da Tasca”, composta pelos estudantes da FCUP Pedro Correia, João Mendes e Hugo Cardante, que concluíram quatro exercícios.

Na rota do ICPC

Este concurso de programação competitiva reuniu equipas de França, Israel, Itália, Portugal, Espanha, Suíça, bem como de Andorra, Liechtenstein, Malta, Mónaco, São Marino e Cidade do Vaticano, e servia de prova de qualificação regional para o Campeonato da Europa e para a grande final mundial do ICPC.

A participação destas três equipas da U.Porto resulta da classificação na Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP), onde participaram cerca de 60 estudantes universitários que foram desafiados a resolver entre nove a 11 problemas complexos, recorrendo às linguagens de programação C, C++, Java e Python 3.

Numa sinergia de colaboração entre o Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FEUP e o Departamento de Ciências de Computadores (DCC) da FCUP, tanto na MIUP como no SWERC, as equipas da U.Porto contaram com o apoio dos “coaches” André Restivo, docente do DEI/FEUP, e Pedro Ribeiro, docente do DCC/FCUP e diretor do Mestrado em Ciência de Computadores.

Para André Restivo, a qualidade do trabalho dos TSP está a ser reconhecido e a destacar-se a nível nacional. “A participação da equipa TSP no ICPC Europe Championship, embora não tenha resultado na qualificação direta, representa um prémio merecido pelo excelente desempenho dos TSP no SWERC, onde se destacaram como a melhor equipa portuguesa em prova. A presença no EUC é, sem dúvida, um reconhecimento do esforço e da qualidade do trabalho desenvolvido pelos TSP ao longo do ano”, refere o docente da FEUP.

Nova oportunidade a programar “em casa”

Oportunidade para os Tiny Silly Problem no ICPC Europe Championship

De 28 de fevereiro a 2 de março de 2025, o Campeonato da Europa ICPC 2025 (2025 ICPC EUC) será organizado pela Universidade do Porto, naquele que é o segundo campeonato da super-região da Europa, depois do primeiro, que se realizou em Praga, em 2024.

Os TSP – Tiny Silly Problem vão representar a U.Porto nesta competição, fruto da atribuição de um lugar extra para a entidade organizadora, e por ter sido a equipa mais bem classificada no SWERC. A equipa terá assim a oportunidade de garantir o apuramento para a próxima edição do International Collegiate Programming Contest (ICPC), a maior competição de programação informática universitária do mundo, cujo Diretor será Fernando Silva, docente da FCUP

O ICPC Europe Championship está organizado em quatro regiões de concurso: CERC (Europa Central), NWERC (Europa do Norte), SEERC (Europa do Sudeste) e SWERC (Europa do Sudoeste). Estas regiões abrangem mais de 40 países e albergam mais de 1500 universidades, incluindo muitas das mais bem classificadas do mundo.