No ano em que comemora os 188 anos da criação da Academia Politécnica do Porto, sua antecessora, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) abre-se à comunidade, num evento totalmente renovado, que se assinala ao longo do dia 13 de janeiro.
Neste dia, haverá oportunidade de conhecer os laboratórios da faculdade, de assistir a palestras relacionadas com os desafios da inovação ou a felicidade nas organizações, atividades de Escape Room, entrega de prémios de reconhecimento, e também um Jantar Gala, que contará com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.
As festividades arrancam no período da manhã com as apresentações de empresas parceiras, convidadas pelos Departamentos da FEUP, que vão abordar temas ligados aos desafios da inovação. A partir do Anfiteatro Nobre (B032), esta atividade contará com a participação do Grupo ARMIS, da Kaizen, da Bondalti, da Palbit, da Quadrante, e da REN.
Outra das novidades deste ano é a abertura dos laboratórios, numa oportunidade de conhecer as mais recentes práticas de inovação e tecnologia ao serviço do ambiente e energia em reatores multifuncionais, a criação de biofilmes na indústria, saúde e ambiente, processos cíclicos de adsorção, purificação de água, exploração de materiais de construção, simuladores de condução automóvel, testes de alta tensão e robótica são algumas das atividades exploradas nos muitos laboratórios da instituição, e que poderão ser visitadas neste dia.
A dinamizar esta manhã, haverá ainda uma aula de zumba organizada pelo Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP), e a inauguração de uma exposição de pintura na Biblioteca da FEUP, assim como a exposição de fotografias “Ser FEUP é”, exibida ao longo do corredor B.
Para culminar as atividades matinais, o Auditório José Carlos Marques dos Santos recebe o debate “Felicidade e bem-estar nas organizações”, promovida pela IKEA.
Reconhecer e Premiar a Excelência
Da parte da tarde, o Auditório José Carlos Marques dos Santos volta a ser o ponto central das atividades, com a atribuição dos prémios e homenagens a quem mais se destacou ao longo de 2024.
Para além destas distinções, destaca-se o vencedor do “Prémio Mais Ideias Sustentáveis”, Jorge Teixeira, estudante do Programa Doutoral em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química, que propôs a criação de uma corrida anual, cujos prémios revertem para uma entidade de solidariedade social.
A cerimónia irá, ainda, homenagear os aposentados e trabalhadores com 25 anos de serviço na FEUP, as parcerias empresariais FEUP Prime, os vencedores do “Prémio FEUP de Reconhecimento Social”, do “Prémio Concurso de Escrita Criativa”, e atribuir “Menções de Desempenho Excelente”, “Prémios de Reconhecimento Pedagógico” e “Prémios de Reconhecimento Científico”.
As festividades culminam com uma Flash Mob da Brass Band, e o cantar de parabéns à FEUP no átrio de entrada.
No Jantar Gala, que contará com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, o Prémio de Excelência Científica será atribuído a Helena Braga, docente do Departamento de Engenharia Química e Biológica, e o Prémio de Excelência Pedagógica a Luís Almeida Teixeira, professor do departamento de Engenharia Informática.
Para Helena Braga, esta distinção é dedicada aos estudantes que trilham o caminho no MatER desde 2021. “Este prémio significa que nunca é tarde para lutar por renascer intelectualmente na tua própria casa [FEUP]. É-me muito caro, porque a partir de 2021, deixou de ser só meu e é por isso que o dedico aos meus estudantes do Materials for Energy Research (MatER).”
Para mais informações, consultar a página do Dia da FEUP 2025.