Faleceu esta quarta-feira, aos 70 anos, António Felino, antigo professor catedrático e subdiretor da Faculdade de Medicina Dentária, e ex-membro do Conselho Geral da Universidade do Porto, considerado uma das referências da Medicina Dentária em Portugal e internacionalmente reconhecido na área da Cirurgia Oral.
Licenciado em 1981 pela antiga Escola Superior de Medicina Dentária do Porto e doutorado em Cirurgia Oral em 1993, António Cabral de Campos Felino exerceu também as funções de presidente do Conselho Científico, de diretor do Mestrado em Cirurgia Oral e de coordenador da Especialização em Cirurgia Oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.
António Felino envolveu-se ativamente na organização da profissão de médico dentista em Portugal, tendo colaborado ativamente com o primeiro Conselho Diretivo da Secção de Medicina Dentária da Ordem dos Médicos, entre 1981 e 1989. Posteriormente, presidiu ao Conselho Deontológico e de Disciplina da Associação Profissional dos Médicos Dentistas (APMD), aí dinamizando a elaboração do primeiro código Ético e Deontológico da profissão.
António Felino liderou também a Comissão Científica da APMD e, mais tarde, da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). A partir de 1999, assumiu a função de professor catedrático de Cirurgia Oral na Faculdade de Medicina Dentária da U.Porto, da qual veio a ser subdiretor, a partir de 2010.
Presidiu ainda ao Colégio de Especialidade de Cirurgia Oral e, em 2017, às Comissões Constitutivas da Especialidade de Cirurgia Oral da OMD.
“É por tudo isto, e muito justamente, reconhecido como um dos grandes impulsionadores da organização profissional e científica dos médicos dentistas em Portugal”, considera o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, numa nota de pesar emitida na sequência do falecimento de António Felino.
Na mesma nota, o Reitor expressa a “profunda gratidão da academia e a nossa sentida homenagem ao professor António Felino”, transmitindo à família, amigos e colaboradores “as mais profundas condolências” da U.Porto.
O velório de António Felino decorre esta quinta-feira, dia 9 de janeiro, na Igreja da Lapa, no Porto. O funeral realiza-se no dia seguinte, 10 de janeiro, às 15h00, no mesmo local.