Miguel Silva, estudante do quinto ano do Mestrado Integrado em Arquitectura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), foi selecionado pela Fundacíon Arquia para receber a Beca Profissional arquia 2024. O estágio tem a duração de sete meses e vai decorrer durante o primeiro semestre de 2025, no atelier OAB/Carles Ferrater, em Barcelona.

Dos 449 candidatos que participaram nesta edição do concurso Arquia/Bolsas, a Fundação Arquia atribuiu 47 bolsas a estudantes dos últimos anos da licenciatura e a jovens arquitetos recém-formados. O objetivo é proporcionar estágios profissionais em ateliers de arquitetura e instituições culturais, promovendo o desenvolvimento do conhecimento prático da profissão e a mobilidade geográfica.

As bolsas Arquia abrangem uma ampla rede de estúdios e instituições, com 29 estúdios de arquitetura na Europa, 6 nos Estados Unidos, além de estágios em áreas como planeamento e desenvolvimento urbano, gestão cultural e administração pública no setor da construção e urbanismo.

A cerimónia de entrega das bolsas, realizada no final de 2024 na sede da fundação, em Madrid, contou com a presença do arquiteto Jacob van Rijs, cofundador do estúdio MRDV (Roterdão), jurado e proponente do tema ‘Antimonumento: Repensar a conservação de edifícios’ para o concurso da presente edição. Juntou-se ainda Roger Tudó, arquiteto cofundador do estúdio Harquitectes (Barcelona) e proponente do tema da próxima edição da bolsa.