São mais de 70 medidas a implementar durante os próximos quatro anos e têm como objetivo a construção de uma academia mais inclusiva, diversa e respeitadora para todos os seus membros. Juntas, perfazem o novo Plano para a Igualdade de Género da Universidade do PortoUP Igualdade (2025-2028), que acaba de entrar em vigor.

O novo documento, que sucede ao primeiro UP Igualdade, lançado em 2022, define um roteiro abrangente para promover a equidade e a inclusão de género em todos os âmbitos de atuação da Universidade, apoiado pelo Conselho para a Igualdade de Género na U.Porto (CIGUP), cujo regulamento foi recentemente aprovado.

Alinhado com as recomendações do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), o novo Plano para a Igualdade de Género na U.Porto conta com 40 medidas estratégicas em cinco grandes áreas essenciais: Liderança e Tomada de Decisão; Recrutamento e Progressão na Carreira; Conciliação e Cultura Organizacional (onde se incluem conciliação trabalho-família e a Comunicação e linguagem inclusiva); Dimensão de Género na Investigação e Transferência de Conhecimento; e Violência de Género e Assédio.

Entre as medidas previstas incluem-se, por exemplo, o reforço de uma “política de tolerância zero à discriminação e assédios moral e sexual”, a promoção de  “uma representação igualitária de género na constituição de listas a posições de decisão”, ou a implementação de uma “certificação interna de práticas promissoras, para unidades de investigação que desenvolvam medidas explicitamente dirigidas à promoção da igualdade de género”

Ao longo dos próximos anos, a Universidade pretende também dotar as respetivas lideranças “de competências para a implementação de medidas de conciliação trabalho-família”, “incentivar a integração da dimensão de género nas atividades letivas”, mobilizar a comunidade para a promoção de “uma Comunidade Segura e livre de violências”, ou “implementar ajustes no SIGARRA que permitam um registo adequado do género”.

A promoção da dimensão de género na investigação é uma das grandes apostas do UP Igualdade 2025-2028 (Foto: DR)

O plano conta ainda com 32 ações específicas para as Unidades Orgânicas, de modo a promover uma “maior descentralização e integração desta ação estratégica (…) ao mesmo tempo que se olha aos contextos e especificidades destas Unidades”.

No seu conjunto, estas iniciativas traduzem “a expressão da responsabilidade social da instituição e do seu compromisso para com os valores da igualdade, para com as pessoas que compõem a U.Porto e para com a missão da Universidade de criar e valorizar conhecimento, promover formação e participar ativamente no progresso das comunidades em que se insere”, lê-se nas conclusões do UP Igualdade.

Uma referência na promoção da igualdade de género

O UP Igualdade (2025-2028) vem então consolidar o trabalho iniciado em 2021, no âmbito da participação da U.Porto no projeto/consórcio RESET – Redesigning Equality and Scientific Excellence Together, juntamente com outras seis universidades europeias. Este trabalho, que incluiu um levantamento exaustivo de indicadores e informação sobre a situação da igualdade de género na Universidade, deu origem ao primeiro UP Igualdade – Plano para a Igualdade de Género da U.Porto.

O novo plano assenta nos mesmos princípios do anterior, mas pretende expandir a sua atuação e alavancar a mudança a partir do alargamento do seu âmbito (e.g. iniciativas dirigidas à mudança na cultura organizacional), grupos-alvo (e.g. inclusão explícita de estudantes como destinatários das ações) e institucionalização desta preocupação (e.g. Implementação do CIGUP).

A Universidade do Porto reafirma, desta forma, o seu compromisso com os princípios da igualdade e da justiça social, tornando-se referência nacional e internacional na promoção da equidade de género no ensino superior.

O UP Igualdade – Plano para a Igualdade de Género 2025-2028 encontra-se disponível para consulta no Portal da U.Porto.