A equipa HiRescue, composta pelas estudantes Beatriz Viveiros, do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP), Filipa Campos, do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e Mariana Magalhães, do Programa Doutoral em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia (FEUP), todas da Universidade do Porto, foi a grande vencedora dos i-Days Porto 2024, uma iniciativa que, durante dois dias, desafiou dezenas de estudantes e jovens profissionais a desenvolver soluções inovadoras para desafios urgentes na área da saúde.
O projeto premiado propõe uma solução para acelerar a resposta dos serviços de emergência, através de uma rede de voluntários treinados para agir em situações críticas.
“O HiRescue é uma plataforma criada para conectar pessoas em situações de emergência, como paragem cardiorrespiratória ou engasgamento, com profissionais treinados e qualificados que estejam por perto e possam prestar ajuda antes da chegada dos serviços oficiais de emergência”, explica Beatriz Viveiros, estudante do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP).
Para a futura médica, “este prémio mostra que estamos no caminho certo para criar soluções com impacto real na saúde da população e no acesso aos cuidados de saúde. É também o reflexo do esforço coletivo da nossa equipa, que, com a orientação dos nossos mentores, conseguiu desenvolver uma solução eficiente e inovadora para ajudar pessoas em situações de emergência”.
Para além da oportunidade de representarem Portugal no Winners’ Event em Budapeste, Beatriz Viveiros, Filipa Campos e Mariana Magalhães – as duas últimas a desenvolver os seus projetos de doutoramento no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto (i3S) – conquistaram ainda um conjunto de créditos da Amazon Web Services (AWS Credits) para apoiar o desenvolvimento da solução.
“Os créditos da Amazon Web Services que recebemos como parte do prémio vão ser essenciais para melhorar e expandir a nossa plataforma. Pretendemos usá-los para reforçar a infraestrutura tecnológica, garantindo que as nossas soluções sejam cada vez mais seguras, eficientes e capazes de escalar para ajudar ainda mais pessoas”, antecipa Beatriz Viveiros.
Quanto ao futuro, a equipa espera “continuar a inovar no setor da saúde digital e aumentar o impacto positivo do nosso trabalho. Estamos focadas em levar a nossa solução a mais pessoas, criar uma plataforma eficiente, e colaborar com novos parceiros que partilhem a nossa visão”.
Organizados pelo EIT Health Porto, os i-Days Porto 2024, decorreram nos dias 8 e 9 de novembro, nas instalações da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto. A seleção da proposta vencedora coube a um júri composto por Elísio Costa, Nuno Vale, Luís Valente e Ricardo Luz, que avaliou os projetos d acordo com o respetivo impacto, viabilidade e inovação.
Sobre os i-Days
Os i-Days (Innovation Days) são uma iniciativa única do EIT Health, um dos maiores consórcios europeus focados em soluções inovadoras para a saúde e bem-estar. São organizados anualmente em diversas universidades europeias com o objetivo de capacitar estudantes e jovens profissionais para resolverem problemas reais no setor da saúde, promovendo a inovação e a colaboração interdisciplinar.
Durante o evento, os participantes trabalham em equipas multidisciplinares, recebem formações em metodologias como Design Thinking, Business Model Canvas e Pitching, e desenvolvem soluções criativas e viáveis para desafios atuais.
Além de proporcionar uma experiência prática e enriquecedora, os i-Days oferecem a oportunidade de competir a nível europeu no prestigiado Winners’ Event, consolidando a missão do EIT Health de melhorar a vida das pessoas e fortalecer a sustentabilidade dos sistemas de saúde na Europa.