A ETHIACK, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, concluiu recentemente uma ronda de seed capital de 4 milhões de euros. Com este capital, a empresa pretende lançar a próxima geração de tecnologia de Pentesting Contínuo Automático, através AI-Powered Hackbots, e expandir para novos mercados.

Fundada em 2022 por André Baptista, Jorge Monteiro e Vitor Pinho, a ETHIACK lançou no mercado mundial uma plataforma inovadora para testes contínuos de cibersegurança, que permite às empresas identificar vulnerabilidades em tempo real nos seus ativos digitais.

Com a ronda de capital agora anunciada, a ETHIACK quer lançar a próxima geração de tecnologia de Pentesting Contínuo Automático, através AI-Powered Hackbots altamente eficazes a detetar e reportar vulnerabilidades críticas, 24 horas por dia, sete dias por semana, que serão capazes de entender as superfícies de ataque e a forma como os ativos estão relacionados entre si, bem como explorar vetores de ataque complexos.

Na prática, trata-se de uma tecnologia que simula a abordagem de um Hacker Ético que testará os ativos digitais, capazes de proteger a Internet em escala. Estes AI-Powered Hackbots são o resultado de um trabalho intenso de I&D que a ETHIACK tem vindo a desenvolver e que será lançado em breve.

A ETHIACK vai, também, acelerar a sua expansão para novos mercados, começando pelo Reino Unido e Europa, mas com olhos nos EUA e no Médio Oriente.

A ronda de investimento contou com a participação da Explorer Investments, o maior fundo de Private Equity em Portugal, da CoreAngels, Paulo Marques (empreendedor e investidor), da Startup Wise Guys, da Aralab, da Amena Ventures e do Start Ventures.

Jorge Monteiro, CEO da ETHIACK, sublinha a “importância destes parceiros que, com a sua experiência, nos vão ajudar a crescer e a ultrapassar os desafios de crescimento e de internacionalização”.

Em dois anos, a startup alcançou um milhão de euros de faturação, através de uma carteira com mais de 50 clientes, em nove países, e uma equipa que conta com mais de 10 pessoas. Além disso, já foi distinguida como WebSummit’s Most Promising Startup, recebeu o Prémio Nacional de Inovação de Portugal e foi selecionada para o programa da Google for Startups Growth Academy: AI for Cybersecurity, por oferecer uma plataforma baseada em IA. Mais recentemente, foi destacada na lista de “dez startups portuguesas mais promissoras do ano 2024 em diante” pelo EU-Startups.com, o website líder em conteúdos especializados em startups europeias.

O CTO e co-fundador da ETHIACK, André Baptista, conquistou também em 2024, o título de Hacker Mais Valioso do mundo, fazendo agora parte do grupo restrito de cinco hackers que se orgulham de ter conquistado este título duas vezes.