A Universidade do Porto vai distinguir, pelo oitavo ano consecutivo, os docentes e investigadores da instituição que mais se distinguiram nos domínios da produção científica e da angariação de financiamento para as atividades de investigação científica, ao longo do último ano. As candidaturas ao Prémio de Excelência na Investigação Científica da Universidade do Porto 2025 já abriram e prolongam-se até 31 de janeiro de 2025.
Ao contrário das edições anteriores, que tiveram apenas um/uma vencedor/a, a edição este ano do galardão vai distinguir até quatro cientistas em quatro áreas diferentes: Artes e Humanidades; Ciências da Saúde e da Vida; Ciências Exatas, da Engenharia e Tecnologias; Ciências Sociais. Cada prémio, no valor de 7.500 euros, é patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, o parceiro bancário da U.Porto.
Podem concorrer ao Prémio de Excelência na Investigação Científica todos/as os/as docentes e/ou investigadores/as da U.Porto, desde que tenham um vínculo de emprego público ou laboral à Universidade ou respetivas unidades orgânicas e/ou institutos de investigação.
A avaliação das candidaturas tem em conta fatores como a angariação de financiamento para as atividades de investigação científica (35%) e a produção de publicações científicas (65%).
Promovido pela Vice-Reitoria para a Investigação e Inovação da U.Porto, o Prémio de Excelência na Investigação Científica foi instituído em 2018 para afirmar aquele que é um dos grandes pilares estratégicos da missão da Universidade, principal produtora de investigação científica em Portugal.
Nas edições anteriores, foram distinguidos os docentes e investigadores Adelino Leite Moreira (FMUP/UnIC), Helder Maiato (FMUP/i3S), Pedro Camanho (FEUP/INEGI), Vítor Vasconcelos (FCUP/CIIMAR), Nuno Cardoso Santos (FCUP/IA) e Maria João Ramos (FCUP/REQUIMTE) e Victor Freitas (FCUP/LAQV/REQUIMTE).
Candidaturas até 31 de janeiro de 2025
A submissão das candidaturas deve ser feita até 31 de janeiro de 2025, através do envio – para o email [email protected] – do respetivo formulário (Artes e Humanidades; Ciências da Saúde e da Vida; Ciências Exatas, da Engenharia e Tecnologias; e Ciências Sociais) devidamente preenchido, juntamente com o Curriculum Vitae detalhado do candidato, assim como outros documentos indicados no Regulamento do prémio.
As candidaturas serão posteriormente avaliadas por um Júri a nomear no início do próximo ano.
Os/As vencedores/as da 8.ª edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica da U.Porto serão proclamados/as no dia 22 de março de 2025, durante a sessão solene do Dia da Universidade 2025.
Para mais informações, consultar a página do Prémio, ou contactar o Serviço de Investigação e Projetos (SIP), através do email [email protected].