A European University Alliance for Global Health (EUGLOH), da qual a Universidade do Porto faz parte, acaba de lançar dois documentos que reforçam o seu compromisso com a excelência no ensino e na aprendizagem: o “Report on Pedagogical Innovation and Institutional Strategies” e o “Glossary of Pedagogical Terms and Practices”.
Dirigidos a todas as comunidades académicas, dentro e fora da Aliança, estes resultados representam um marco significativo na missão da EUGLOH de promover a inovação, a colaboração e a excelência no ensino e aprendizagem nas suas nove universidades parceiras.
Os dois documentos surgem na sequência de um trabalho colaborativo, desenvolvido sob a chancela do Work Package 2 da EUGLOH, dedicado ao Ensino e Aprendizagem Internacionais e liderado por Pedro Graça, diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP).
A publicação destes resultados realça assim o compromisso da Aliança em promover sinergias, partilhar boas-práticas e desenvolver colaborativamente recursos e metodologias de ensino inovadoras para responder às necessidades de comunidades estudantis multidisciplinares e culturalmente diversas.
Ferramentas para a inovação pedagógica
O “Report on Pedagogical Innovation and Institutional Strategies” oferece, pela primeira vez, um mapeamento minucioso das estruturas e estratégias institucionais que impulsionam a inovação pedagógica nas universidades parceiras da Aliança EUGLOH.
Este documento-chave – do qual resultou uma infografia – destaca as tendências emergentes, como a integração da garantia de qualidade na inovação pedagógica, o crescente papel da transformação digital na educação e as diversas abordagens para a promoção da excelência no ensino e na aprendizagem.
Já o “Glossary of Pedagogical Terms and Practices” fornece um vocabulário partilhado que facilita a implementação de práticas de inovação pedagógica em diversas disciplinas e instituições. Desenvolvido em estreita colaboração por peritos de todas as universidades parceiras, este documento oferece uma lista alfabética dos principais termos e práticas com definições claras e referências bibliográficas.
Com a criação de uma linguagem comum, o Glossário visa apoiar atividades e projetos futuros da EUGLOH, fomentando uma compreensão aprofundada de conceitos pedagógicos e promovendo o desenvolvimento de competências do corpo docente.
O Glossário reflete ainda a visão estratégica da EUGLOH para a criação de ambientes inclusivos de aprendizagem, com abordagens centradas nos estudantes, com o auxílio da tecnologia.
Estes dois documentos representam recursos fundamentais para a promoção de boas práticas dentro e fora da Aliança, através do apoio a académicos e pessoal administrativo na cocriação de atividades inovadoras e inclusivas de aprendizagem, ensino e formação. Adicionalmente, estabelecem um quadro de referência comum para projetos colaborativos futuros e incentivam o desenvolvimento de competências e da aprendizagem ao longo da vida, preparando docentes para enfrentar os desafios da educação na atualidade, em contextos digitais e multiculturais.
Um olhar para o futuro
Estes resultados são parte de uma ampla estratégia da EUGLOH, que inclui outras iniciativas em curso no seio deste grupo de trabalho, como uma série de webinares, um documento conceptual sobre inovação pedagógica na EUGLOH e um seed funding programme para apoiar projetos de ensino inovadores.
Estes esforços reforçam o compromisso da Aliança EUGLOH em promover a colaboração e a inovação no domínio do Ensino Superior europeu.
Para mais informações, consultar a página oficial da EUGLOH ou contactar a Aliança através do e-mail [email protected].
Sobre a EUGLOH
Fundada em 2019 pelas Universidade do Porto (Portugal), de Paris-Saclay (França), Lund (Suécia), Ludwig-Maximilian de Munique (Alemanha) e Szeged (Hungria), a European University Alliance for Global Health (EUGLOH) constitui uma das primeiras 17 alianças de universidades financiadas pela Comissão Europeia., ao abrigo da da “European Universities Initiative”, financiada pelo Programa Erasmus+.
Na base da missão da EUGLOH está a criação de um “campus europeu integrado”, no qual as comunidades das várias universidades podem circular e cooperar entre si nos domínios do ensino, investigação e da inovação na área da saúde global (incluindo a medicina do futuro, as alterações climáticas, os riscos ambientais, a biodiversidade e as tecnologias/saúde digital para a saúde e bem-estar).
Em 2023, o consórcio evoluiu para a EUGLOH 2.0, que, ao longo dos próximos quatro anos, vai aplicar mais de 14 milhões de euros em áreas como a mobilidade de estudantes e investigadores, ou a cooperação científica ao mais alto nível.
Aos cinco membros-fundadores juntaram-se, nesta segunda fase do consórcio, a Universidade de Hamburgo (Alemanha), a UiT – Universidade Árctica da Noruega (Noruega), a Universidade de Novi Sad (Sérvia) e a Universidade de Alcalá (Espanha).