A Universidade do Porto foi uma das instituições distinguidas com os prémios “Torre de ouro”, uma iniciativa inserida no âmbito das comemorações dos 245 anos da igreja dos Clérigos e dos 10 anos da sua reabilitação.
Atribuídos pela Irmandade dos Clérigos, estes galardões visam “reconhecer e agradecer a todos quantos foram parceiros e tiveram um contributo para a projeção dos Clérigos nestes 10 anos”, como explicou o presidente da Irmandade, padre Manuel Fernando, em declarações ao JN.
No caso da U.Porto, a ligação aos Clérigos confunde-se com a própria história das instituições, ou não fossem a Igreja/Torre dos Clérigos “vizinhas” do edifício Histórico (atual Reitoria e polo central do Museu de Ciência e História Natural) da U.Porto.
Na última década, essa colaboração traduziu-se na realização de várias iniciativas conjuntas, muitas das quais ao abrigo do protocolo celebrado em 2013, um ano antes da inauguração da obra de renovação da Igreja e Torre dos Clérigos. Na génese desta parceria estava então a “promoção de ações de caráter científico e cultural entre as duas instituições para uma efetiva projeção da comunidade em que se inserem”.
Entre as iniciativas dinamizadas desde então, incluem-se o lançamento de programas de bolsas e prémios conjuntos, ciclos de conferências e até a colaboração na criação de embalagens para uma edição especial de bombons alusivos aos 250 anos da Torre dos Clérigos.
Mais recentemente, a Torre e Igreja dos Clérigos passaram a fazer parte do roteiro do “Corredor Cultural”, uma iniciativa lançada pela U.Porto e que tem como objetivo promover o acesso dos estudantes do ensino superior aos espaços culturais de todo o país.
A Igreja dos Clérigos tem também sido palco de eventos promovidos pela U.Porto, com destaque para o Concerto de Natal da Universidade. O espetáculo deste ano está marcado para a noite de 17 de dezembro e terá como protagonista o Orfeão Universitário do Porto (OUP)
A cerimónia de entrega dos prémios “Torre de ouro” decorreu no passado dia 12 de dezembro, no Palácio do Freixo, no Porto. Para além da Universidade – na pessoa do Reitor, António de Sousa Pereira, foram também distinguidas entidades como a Câmara Municipal do Porto ou a CCRD-N, e personalidades como o historiador e jornalista Germano Silva, Doutor Honoris Causa da U.Porto.