“Uma etapa fundamental para a criação de um barco autónomo, fiável, seguro e com zero emissões poluentes”. É deste modo que Alexandra Rodrigues Pinto, investigadora da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), descreve o projeto GREENSHIP_E, resultado da colaboração de uma equipa multidisciplinar composta por investigadores de quatro unidades de I&D da FEUP (CEFT, LEPABE, e LSRE-LCM, que formam o laboratório associado ALiCE), para além do SYSTEC e do INESC TEC.

Concebido para desenvolver sistemas de produção e armazenamento de combustíveis verdes a bordo de embarcações de pequeno porte, em particular das embarcações recreativas e de pesca que constituem a esmagadora maioria da frota nacional, o GREENSHIP_E visa elevar para um novo patamar a tecnologia de propulsão marítima livre de emissões de carbono à disposição da indústria naval. Para tal, propõe a criar uma solução capaz de produzir e armazenar hidrogénio puro a bordo, dispensando a existência de grandes tanques de alimentação.

Este recurso abastecerá as pilhas de combustível que assegurarão a propulsão elétrica da embarcação, sustentando um novo sistema inteligente de distribuição de energia (baseado em IA), “validado e demonstrado para gestão otimizada do consumo de combustível, minimização de emissões e redução de custos”, explica Alexandra Rodrigues Pinto.

O desenvolvimento desta solução tecnológica constituirá, refira-se, um passo significativo na descarbonização do setor marítimo, área de grande importância estratégica para Portugal. O GREENSHIP_E parte de uma base sólida de conhecimento e experiência acumulados, garantindo, segundo a investigadora, “condições favoráveis para o sucesso do projeto e permitindo acelerar o desenvolvimento e a implementação das soluções inovadoras propostas”.

Com um financiamento de 1,5 milhões de euros da Fundação Calouste Gulbenkian assegurado até ao final de 2027, o GREENSHIP_E-Eletrificação de navios com combustíveis ecológicos e tecnologias avançadas garantirá, segundo Alexandra Rodrigues Pinto, uma “solução integrada” e passível de adquirir escala económica com alguma facilidade, existindo já duas empresas de transporte marítimo interessadas na aplicação desta tecnologia.

O contrato de financiamento do projeto GREENSHIP_E vai ser assinado no próximo dia 16 de dezembro, segunda-feira, pelas 15h30, na Reitoria da U.Porto. A cerimónia contará com a presença do presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, António Feijó, e do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira.