A programação já está definida e, este ano não há um, mas três programas gratuitos para celebrar O Dia Mais Curto na Universidade do Porto. A festa está marcada para o final da tarde/noite do dia 20 de dezembro e vai passar por três espaços distintos: o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, a Galeria da Biodiversidade e a Casa Comum (à Reitoria).
Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério Norte do globo terrestre. Esta transição, que dá pelo nome de Solstício de Inverno, assinala também o dia mais curto do ano, que inspirou a celebração do formato mais curto e original do Cinema: A curta-metragem.
Esta é a quarta vez que a U.Porto adere à iniciativa e vai ser, então, confortavelmente sentados e com as luzes apagadas que damos as boas-vindas a mais um inverno.
Começamos com o Planetário do Porto, que, no dia 20 de dezembro, às 17h00, apresenta Curtinhas para Todos. Pensadas para toda a família e recorrendo a personagens e momentos peculiares, são curtas-metragens de animação que exploram temas como a distração, a amizade e a coragem. Exploram universos emblemáticos do cinema de animação.
No mesmo dia, mas pelas 18h30, não muito longe, na Galeria da Biodiversidade, serão exibidas Curtas do Mundo. Trata-se de uma seleção de cinco curtas-metragens internacionais que competem para o prémio ESFAA (European Short Film Audience Award) 2023. Pela mão de realizadores novos ou já consagrados, o público será levado a viver diferentes histórias, algumas do mundo de hoje e outras que nos levam a viajar até ao passado.
Ainda no dia 20 de dezembro, às 21h30, a Casa Comum convida a conhecer as Novas Curtas Portuguesas, em plena Reitoria da U.Porto Entre animação, ficção e documentário, foram selecionadas quatro estreias recentes. São diferentes olhares de realizadores emergentes que nos levam numa viagem por dramas familiares e histórias que abrangem um arco temporal que vai da infância à adolescência, incentivando à reflexão sobre problemas da sociedade contemporânea. Com emoção e humor.
No Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e na Casa Comum da U.Porto, a entrada é livre e limitada à lotação dos espaços. Já o acesso às sessões na Galeria da Biodiversidade requer marcação prévia, através do e-mail [email protected].
A programação completa da edição 2004 d’O Dia Mais Curto pode ser consultada no website oficial da iniciativa.