Foi assinada , no passado dia 11 de dezembro, a escritura de constituição da Associação de Medicina da Academia do Porto (A.M.A.P., também conhecida como AMA.Porto), uma nova associação que nasce da união de vontades das duas escolas médicas da Universidade do Porto: a Faculdade de Medicina (FMUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).
A sessão decorreu na FMUP e reuniu uma longa lista de associados fundadores. Entre estes contam-se Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, Henrique Cyrne de Carvalho, diretor do ICBAS, e António Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto, bem como muitos professores – incluindo jubilados – das duas escolas médicas da U.Porto.
Estiveram também presentes antigos presidentes das Associações de Estudantes da FMUP e do ICBAS e algumas dezenas de individualidades a nível nacional, como Eurico Castro Alves e Miguel Leão, atual e antigo presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, respetivamente, e José Amarante, antigo diretor da FMUP e Professor Emérito da U.Porto.
De acordo com o anfitrião, Altamiro da Costa Pereira, este foi “o pontapé de saída” desta Associação inédita. “Pela primeira vez em 50 anos, começamos a alicerçar um bom entendimento na área médica no Norte do país”, afirmou, com orgulho, esperando um aumento do peso relativo das escolas médicas nos destinos da Universidade e do país.
Seguir-se-á agora o processo conducente eleição dos órgãos sociais, contando-se com “o talento e a disponibilidade dos associados” para darem os próximos passos.
A criação da A.M.A.P. (ou AMA.Porto) acontece por ocasião das celebrações dos 200 anos da fundação da predecessora da FMUP, a Régia Escola de Cirurgia do Porto. As comemorações do bicentenário iniciaram-se em novembro deste ano e irão estender-se ao longo de todo o ano de 2025.
Concebida por antigos estudantes de Medicina da Academia do Porto, esta associação de direito privado sem fins lucrativos pretende promover o encontro entre os alumni, médicos e não médicos, de diferentes gerações.
A sua principal missão será congregar vontades e colaborar ativamente nas áreas do ensino, investigação, inovação e prestação de cuidados de saúde e junto da comunidade
Entre os seus objetivos estão, por exemplo, desenvolver iniciativas de caráter social e cultural, apoiar a obtenção de bolsas de estudo de estágios e implementar programas de caráter profissional e científico, em colaboração com instituições universitárias e outras entidades, e ainda realizar atividades filantrópicas junto da comunidade.