É a primeira hackathon realizada em Portugal dedicada à computação quântica e vai decorrer na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) entre os dias 8 e 9 de fevereiro de 2025. O objetivo do PQHack 2025 é resolver desafios de programação, na área da computação quântica, em apenas 24 horas.
Pensado para estudantes de física quântica ou entusiastas pela programação com curiosidade sobre a computação quântica,o PQHack 2025, é uma iniciativa do Departamento de Física e Astronomia da FCUP e realiza-se também em colaboração com a empresa Pasqal e a Universidade de Coimbra.
Neste evento inovador, os inscritos iriam competir em equipas de 2 a 4 elementos para resolver uma série de desafios de programação de computação quântica propostos por um conjunto de especialistas. “Os participantes vão ser desafiados com algumas ideias state-of-the-art da computação quântica e os desafios vão ser baseados em problemas que são hoje alvo de investigação na indústria da computação quântica”, conta Duarte Magano, docente da FCUP responsável pela organização deste evento e investigador na área da computação quântica.
O docente trouxe esta ideia para Portugal por já ter participado em eventos do mesmo género a nível internacional no âmbito do seu doutoramento em computação quântica realizado no Instituto Superior Técnico.
O evento terá uma sessão de abertura, seguida de uma maratona de 24 horas, um período de avaliação e uma sessão de encerramento onde será entregue um prémio de 1500 euros, que serão distribuídos pelas melhores soluções apresentadas. Será o júri a decidir que proporção do prémio receberá cada equipa vencedora.
A competição é aberta a estudantes de todas as universidades que tenham conhecimentos de programação em Python.
As inscrições, limitadas a 40 participantes, são gratuitas e estão abertas até ao dia 15 de janeiro de 2025.
Para mais informações, consultar a página do evento.